Opinião

Dia do Meio Ambiente: Natureza é ativo no turismo

*Por João Mello

O Dia do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, nos traz importantes reflexões sobre a relação do turismo com o meio ambiente. A data nos lembra da importância de proteger nossos recursos naturais, que muitas vezes são nosso principal ativo na experiência turística, e reforça a urgência da pauta ESG para a hotelaria, que vai muito além da preservação do verde e representa um importante impacto para as comunidades onde os empreendimentos estão inseridos.

Como terceira geração na gestão dos Hotéis Vilarejo, que possui unidades em Rio das Ostras e Conservatória, entendo que vivemos a amplitude da pauta climática, ainda que preservar essa rica biodiversidade que abriga nossos empreendimentos tenha sido uma orientação que sempre recebemos dos mais velhos. Por isso, temos nos empenhado em colocar em prática estas ações de ESG em nossos negócios.

Os hotéis fazenda têm um potencial ainda maior para implantar ações sustentáveis devido à sua localização rural e proximidade com a natureza. Nosso Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória, tem cada vez mais se atualizado nesta direção. Nos últimos dois anos, por exemplo, reduzimos drasticamente o consumo de energia por meio das empresas tradicionais de fornecimento. Foram investidos R$ 2 milhões em uma usina com mil placas para geração de energia limpa. O equipamento tem capacidade de abastecer 80% do consumo de energia do hotel e evitar a emissão de quase 5 toneladas de CO₂ na atmosfera, por mês. A estimativa é que ao longo de 25 anos serão mais de 7 mil árvores poupadas e 1.797 toneladas de CO₂ fora da atmosfera.

Consumir alimentos orgânicos diretamente dos produtores da região e servi-los fresquinhos à mesa também é um diferencial da nossa operação. A gastronomia traz a característica da autêntica cozinha de fazenda e prioriza as hortaliças frescas e saudáveis.

O social também é foco de atuação da gestão dos Hotéis Vilarejo. Apoiamos o projeto “Os harmônicos”, que oferece aulas de música, refeição e ajuda financeira para mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social. Outra ação com importante impacto para o destino é que o quadro de colaboradores é formado integralmente por trabalhadores locais, gerando emprego e renda para a população da região. O hotel tem, atualmente, mais de 30 filhos de ex-funcionários entre seus contratados. Eles carregam a história do hotel e são multiplicadores do jeito vilarejo de atender e acolher.

Paralelamente, fechamos um acordo com uma startup de Rio das Ostras para reciclar o lixo do nosso hotel na cidade. Em, no máximo, dois anos, todo o material de descarte do Hotel Vilarejo Praia será reciclado.

Esses são apenas alguns exemplos de um grupo que possui hotéis independentes, familiares, e que ainda assim representam um grande impacto positivo para a comunidade. Se aplicarmos ao potencial global da indústria turística temos a certeza de que o setor consegue fazer a diferença para que as próximas gerações possam desfrutar deste legado.

João Mello é diretor geral dos Hotéis Vilarejo, presidente da Associação das Pousadas e Hotéis de Rio das Ostras e integra o Conselho da Associação de Hotéis do Estado. O executivo é neto do fundador do grupo hoteleiro e hoje está à frente da gestão dos dois hotéis Vilarejo: Fazenda Vilarejo, em Conservatória, no sul do Estado do Rio, e Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, no litoral fluminense. Desde a fundação, os hotéis da rede têm um estilo afetuoso e inconfundível de recepcionar, mantendo a maneira de administrar do casal Lili e João, que criou o Hotel Fazenda Vilarejo em 1982.


João Mello é diretor geral dos Hotéis Vilarejo, presidente da Associação das Pousadas e Hotéis de Rio das Ostras e integra o Conselho da Associação de Hotéis do Estado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Mutirão oferece tratamento para pedra nos rins em Nova Iguaçu

O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início, nesta sexta-feira (25), à primeira…

4 horas atrás

Agricultura Social atende mais de 200 pessoas em Italva

Com foco na transformação de comunidades vulneráveis do interior do Estado, a terceira edição do…

6 horas atrás

Paracambi comemora 65 anos com shows gratuitos

A cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense, se prepara para celebrar seus 65 anos de…

9 horas atrás

Serra das Araras terá manutenção no dia 2

A manutenção programada para o último fim de semana na pista de descida da Serra…

10 horas atrás

Forneria Carioca em novo endereço

A rede de pizzarias Forneria Carioca abriu sua nova unidade na Zona Oeste do Rio.…

3 dias atrás

Enem 2025 tem mais de 329 mil inscritos confirmados no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro contabilizou 329.001 inscritos confirmados para o Exame Nacional do…

3 dias atrás