Conexão Rio-BSB
Conexão Rio-BSB
Coluna

O Rio na vitrine do Congresso

O destaque da coluna desta semana é a disputa na Câmara que tem como ponto principal o deputado federal Altineu Côrtes

Compartilhe:
12 de julho de 2024
O Rio na vitrine do Congresso
O deputado Altineu Cortes

Por Nelson Lopes

Deputado pelo Rio, Altineu Côrtes é disputado pelos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, para ocupar a vice-presidência da Casa a partir do ano que vem. Ele, que lidera a bancada do PL, que conta com 95 parlamentares, pode se tornar uma espécie de fiel da balança nesta disputa. Os atuais postulantes contam que com o cargo sendo dado a Altineu, Jair Bolsonaro pode apoiar um dos nomes do páreo, como Elmar Nascimento (União-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).


Bolsonaristas disputados em festas de Brasília

Gerou frustração a Antônio Brito e Elmar Nascimento, as ausências de Flávio e Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-presidente, nas suas festas, realizadas nesta semana em Brasília. Os dois contavam com a presença do clã Bolsonaro para mostrarem bom trânsito na oposição. Os filhos do ex-presidente, porém, se mantiveram distantes dos festejos que movimentaram Brasília.

O movimento deles é calculado. Sem acenar a nenhum candidato à sucessão de Lira, sem declarar um apoio, os bolsonaristas conseguem “valorizar ainda mais o passe”, provocando novos acenos daqueles que disputam os seus apoios.


Pedro Paulo em expectativa

Espera-se que Eduardo Paes anuncie seu vice até o final do mês, ou seja, em pouco mais de duas semanas. o deputado Pedro Paulo segue como favorito, mas ainda debate-se o nome do ex-secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ficar a ver navios, já que não conseguiu a indicação do ex-presidente da Alerj André Ceciliano como vice.

Ou seja: a prefeitura deve seguir com o PSD, a partir de 2026, quando Paes deve deixar o posto nas mãos do seu vice e tentar o governo.


Teresa Bergher em alta

Decana da Câmara dos Vereadores do Rio, Teresa Bergher (PSDB) deve ser a vice de Marcelo Queiroz à prefeitura. Ela deve ganhar a queda de braço com o primo de Aécio Neves, Sávio Neves, que ainda cobiça o posto. O martelo será batido até a próxima quarta pela Executiva Nacional do PP. Teresa já comunicou ao partido que não pretende tentar a vaga de vereadora pela sexta vez e tem a preferência de Queiroz para ser a vice.

Nos bastidores, há uma dissidência entre o PSDB e o Cidadania, que fazem parte da mesma federação. O Cidadania apoiará Eduardo Paes. Mas, como é o PSDB que tem a maior bancada, o tempo de rádio e TV ficará com os tucanos, que estarão coligados com Marcelo Queiroz. Nesta quinta-feira, o PSDB soltou uma nota, na qual reforça o apoio ao candidato do PP, cujo principal fiador é o senador Ciro Nogueira.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.