A proposta previa que trabalhadores que morassem no condomínio e tivessem filhos em idade escolar pudessem continuar na residência. Crédito: Reprodução
O Projeto de Lei nº 1978/2016, que buscava garantir a permanência de funcionários de condomínios nas moradias concedidas, foi arquivado. A proposta previa que trabalhadores que morassem no condomínio e tivessem filhos em idade escolar pudessem continuar na residência até o fim do ano letivo, mesmo após a rescisão do contrato de trabalho.
Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição feria normas já estabelecidas em convenções coletivas, além de violar a competência da União para tratar de questões trabalhistas, não sendo permitido por leis municipais.
Vale lembrar que, a moradia funcional não é uma obrigação dos condomínios, mas um benefício concedido por alguns empregadores para facilitar a vida do trabalhador e reduzir custos com transporte. Quando um funcionário é desligado, já existem regras que garantem um prazo para desocupação e até mesmo um pagamento extra para ajudar na mudança.
A atuação do Secovi Rio foi fundamental para os esclarecimentos dos efeitos e impactos do projeto de lei na vida condominial, contribuindo para seu arquivamento, após quase 10 anos de acompanhamento legislativo.
Por fim, o Secovi Rio informa que, com o arquivamento, nada muda nas regras atuais. Funcionários que recebem moradia funcional continuarão seguindo as normas da convenção coletiva, que já prevê prazos e compensações quando há desligamento.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio. O sindicato atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) obteve na última…
A hotelaria do Rio de Janeiro teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025,…
Durante a sessão que aprovou o armamento da Guarda Municipal, o vereador Rafael Satiê (PL)…
O Flamengo vive uma semana agitada fora do campo. Na segunda-feira o Presidente Luiz Eduardo…