Secovi Rio em Ação
Secovi Rio em Ação
Coluna

Seminário SEMIN XIV, do Sindistal, tem palestra do Secovi Rio sobre oportunidades e instalações em condomínios

Coluna Secovi Rio em Ação destaca evento do Sindistal que contou com homenagem e palestra de dirigente do Secovi Rio

Compartilhe:
04 de dezembro de 2024
Seminário SEMIN XIV, do Sindistal, tem palestra do Secovi Rio sobre oportunidades e instalações em condomínios
Evandro de Freitas Junior, presidente do Sindistal, e Francisco Lowndes, VP de Comunicação e Marketing do Secovi Rio , na abertura do evento

Na tarde do último dia 26, o vice-presidente de Comunicação e Marketing do Secovi Rio, Francisco Lowndes, participou do painel “Conectando Soluções para os Condomínios e Administradoras”, durante a 14ª edição do Seminário SEMIN, realizado na Casa Firjan, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o empresário compartilhou suas perspectivas sobre o setor com a palestra intitulada “Transforme seu negócio: Oportunidades para instaladoras em condomínio”, abordando como as instaladoras podem expandir as atividades e atuação no mercado de condomínios.

O evento, promovido pelo Sindistal (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro), reuniu empresários, engenheiros, startups e outros profissionais do setor para discutir as tendências e desafios das instalações prediais para os próximos anos. Com o tema central “Perspectivas e Oportunidades para Empresas Instaladoras no Ano de 2025”, o seminário destacou a importância da modernização dos processos e da criação de parcerias estratégicas para o crescimento a curto e longo prazo.

O Secovi Rio segue cada vez mais comprometido com o desenvolvimento contínuo do mercado imobiliário e com a promoção de iniciativas que favoreçam a criação de novas conexões, colaborando assim para o fortalecimento do setor da habitação.

O SEMIN XIV tem como tema principal “O Futuro das Instalações no Estado do Rio de Janeiro” e objetiva promover debates e troca de experiências entre as diversas cadeias produtivas do segmento, como instaladores, concessionárias de serviços públicos, fabricantes de materiais técnicos, e outros atores essenciais do mercado. O evento reuniu cerca de 300 participantes, incluindo empresários, engenheiros, técnicos de construtoras, projetistas e startups, com destaque para a presença de 30% de integradores de energia solar.

Mais do que um evento, a 14ª edição do seminário serviu como uma plataforma importante para networking, discussão de tendências e geração de novas oportunidades de negócios, com foco na inovação e no fortalecimento das parcerias no setor de instalações prediais.


Reunião com Jovita Belford no Secovi Rio discute desafios e ações de prevenção ao desaparecimento de pessoas

Na manhã desta quarta-feira (27/11), o Conselho Comunitário de Segurança do Centro Histórico e Lapa promoveu um evento no auditório do Secovi Rio com moradores, comerciantes, síndicos e representantes da região para discutir as principais necessidades do local.

Durante o evento, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pela sociedade civil e empresários, especialmente no que diz respeito à falta de segurança, moradores de rua, limpeza e ao impacto do barulho excessivo, que afeta diretamente a qualidade de vida na região. Os participantes demonstraram preocupação com a crescente demanda por medidas eficazes que promovam mais segurança e tranquilidade na área Central da cidade.

Um dos momentos de destaque do evento foi a participação de Jovita Belford, coordenadora da Superintendência de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Em sua fala, Jovita apresentou os avanços do trabalho realizado pela coordenadoria, criada em 2019, para combater o desaparecimento de pessoas e resgatar vítimas de situações de vulnerabilidade. Ela também emocionou o público com seu relato pessoal sobre o desaparecimento da filha, Priscila Belford, no ano de 2004.

“Eu vivo um luto diário há 20 anos. O sumiço de crianças, bebês e pessoas é um grande desafio a ser superado pelo poder público e pela sociedade. Trata-se de um problema social, de polícia e que muitas vezes as famílias não sabem a quem recorrer”, disse.

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro concentra o maior número de desaparecidos no estado. Nesta área, os índices de desaparecimento são maiores que os de homicídios dolosos, segundo dados da Polícia Civil. Entre os anos de 2015 a 2022, mais de 39 mil pessoas desapareceram em todo o estado. A média é superior a 4.800 pessoas desaparecidas por ano, conforme levantamento do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. O perfil dos desaparecidos, segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, geralmente inclui negros e pardos, pessoas de baixa renda, com idade entre 12 e 29 anos.  “Os desaparecimentos estão ao nosso redor e envolvem quadrilhas de tráfico de órgãos, de pessoas e outros crimes”, ressaltou Jovita.

O evento também foi marcado por uma homenagem à advogada do Secovi Rio, Ana Cristina Rielo, que recebeu o reconhecimento do Conselho Comunitário de Segurança – Centro Histórico e Lapa. A homenagem foi um agradecimento pela parceria firmada com o Secovi Rio e pelo trabalho contínuo realizado no apoio ao desenvolvimento dos condomínios e à melhoria da convivência urbana na região. Ana Cristina detalhou ao público a atuação constante do Secovi Rio no mercado imobiliário do Rio e a importância do pagamento em em dia das contribuições para a criação de serviços e soluções que beneficiem o mercado da habitação como um todo.

A reunião foi uma oportunidade para fortalecer os laços entre o Secovi Rio e Conselho Comunitário de Segurança, além de destacar a importância da colaboração mútua na busca por soluções que promovam o bem-estar e a segurança para todos no Centro Histórico e Lapa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio. O sindicato atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.