Transporte & Mobilidade Urbana
Transporte & Mobilidade Urbana
Por Tamima de Souza

A importância das eleições à Mobilidade Urbana

A advogada especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana, Tamima de Souza, fala sobre a necessidade de abordar o tema nas pautas eleitorais.

Compartilhe:
08 de setembro de 2022
A importância das eleições à Mobilidade Urbana
A mobilidade urbana do Rio de Janeiro é desafio aos eleitos pelo povo. Crédito: Reprodução

*Por Tamima de Souza

Começou o período eleitoral e a Mobilidade Urbana virou tópico entre as diversas pautas eleitorais, sendo apresentadas mais de uma forma de soluções para os diversos problemas que o Estado do Rio de Janeiro têm.

Pessoalmente, consigo ver cinco questões iniciais que devem ser enfrentadas e imediatamente resolvidas, sendo elas a segurança, o custo, o tempo, o conforto e a disponibilidade.

Não se pode pensar em Mobilidade Urbana sem pensar em segurança, tanto de trânsito quanto de forma geral, nenhuma pessoa consegue respeitar o trânsito ou mesmo ficar confortável no trânsito sem que se sinta seguro.

O Rio de Janeiro é um dos Estados com o maior custo de vida, isso torna o deslocamento um problema, uma vez que os altos valores tarifários, seja de pedágio seja de passagens, transformam o ir e vir diário num peso nas contas da sociedade carioca.

O tempo de deslocamento torna a viagem diária um desgaste, levar mais de 1 hora para sair de sua residência e chegar ao trabalho faz com que qualquer pessoa não tenha o melhor desempenho, já que, por óbvio, estará cansado.

trem

“Por fim, lembro que deve haver disponibilidade de meios de modais, permitindo uma continuidade de deslocamento, sem que haja muitas e muitas esperas pelo transporte.”

Tamima de Souza, advogada especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana

Falar desse cansaço na duração da viagem me leva a obrigatoriedade falar da necessidade dessa viagem ser realizada de forma confortável, prezando pela dignidade da pessoa.

Mobilidade Urbana sem espera

Por fim, lembro que deve haver disponibilidade de meios de modais, permitindo uma continuidade de deslocamento, sem que haja muitas e muitas esperas pelo transporte. Destaco que a competição entre modais pode até acontecer, mas o excesso de quaisquer deles, sem que se tenha uma continuidade de fluxo, apenas faz com que o tempo e desconforto aumentem.

Então, temos mais alguns dias para analisar as propostas e os candidatos para o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Com todas as informações em mãos, podemos exercer o nosso direito de cidadão e votar no melhor candidato.


*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.