Transporte & Mobilidade Urbana

Uma montanha russa de patinetes elétricos

*Por Tamima de Souza

Nos últimos dias na Cidade do Rio de Janeiro tem aparecido nas calçadas, ruas e ciclovias uns patinetes elétricos amarelos, que despontam tanto para o mero deslocamento quanto para um passeio, sendo uma forma de micromobilidade para os aglomerados urbanos, possibilitando percursos de aproximadamente 10 minutos e/ou cerca de 10 quilômetros.

Assim como todos nós, pedestres, passageiros e motoristas, aquele que dirige esse patinete elétrico deve respeitar a Legislação de Trânsito, bem como as regras consumeiristas entre ele e a empresa que fornecesse o patinete.

Fico muito feliz com a possibilidade de mais um mecanismo de transporte individual que seja sustentável e dê a possibilidade para o rápido deslocamento das pessoas do ponto A para o ponto B, posto que a mobilidade urbana é uma preocupação para uma Cidade que seja integrada.

Entretanto, não são nas letrinhas miúdas que o consumidor irá ter conhecimento dos seus deveres e direitos, devendo tanto o Município do Rio de Janeiro quanto a empresa divulgarem essas informações, a fim de se evitarem futuros e indesejáveis incômodos ou até sinistros de trânsito.

E não só isso, será que aquele quem dirige o patinete sabe dirigi-lo? Está a Cidade preparada para o tráfego desses patinetes? Há orientações claras sobre aonde e como esses patinetes podem circular e estacionar? Serão esses patinetes apenas para as “áreas nobres” da Cidade ou vão ser disponibilizados por todas as áreas da Cidade?

São tantas perguntas e tanta falta de resposta, inclusive no site da empresa, que me preocupo, como especialista na Legislação de Trânsito e como cidadã, nas possibilidades e probabilidades de sinistros de trânsitos.

Devemos sempre ficar atentos que apenas teremos um bom trânsito e uma mobilidade urbana se houver a educação das pessoas sobre as regras de trânsito, seus direitos e deveres.


*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

16 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás