A Cidade do Rio de Janeiro em 2022 publicou o Decreto-Rio nº 51.412 que regulamenta o serviço de moto-táxi
*Por Tamima de Souza
Nesses últimos dias temos acompanhado diversas matérias sobre a polêmica dos mototaxistas na Cidade de São Paulo. Desde o ano de 2009 temos uma Lei Federal que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transportes de passageiros, os mototaxistas.
Em que pese essa legislação federal, em observância à Constituição Federal, é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estabelecerem e implantarem políticas de educação para a segurança do trânsito, sendo esse o grande ponto em discussão. A Cidade do Rio de Janeiro em 2022 publicou o Decreto-Rio nº 51.412 que regulamenta esse serviço, dispondo sobre cadastramento e regras a serem cumpridas.
Passados quase 3 anos desse Decreto, não observo pela Cidade do Rio de Janeiro o cumprimento integral de seus dispositivos, como posso exemplificar com a necessidade de caixa especialmente projetada para acomodação de capacetes e/ou bagagem de mão do passageiro e o uso de colete de segurança.
Além disso, vejo que esses mototaxistas por vezes desrespeitam o cumprimento das regras de trânsito, fazendo desde ultrapassagens irregulares ao desrespeito as velocidades da via.
Destaco que nesse Decreto consta a obrigação de seguro de responsabilidade civil em favor de terceiros por danos e de seguro de acidentes pessoais de passageiro, que face os valores exigidos de R$ 25.000,00 para cada um, fico na dúvida de que estes estejam sendo realmente realizados, posto que é público e notório que a maioria dos veículos nacionais não possuem seguro. Assim, mesmo que tendo esse serviço regulamento, estaria a Cidade do Rio de Janeiro fazendo a sua parte e realizando a fiscalização?
*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).
Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.
A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de…
A CCR RioSP inaugura nesta quarta-feira (13), um novo Ponto de Parada e Descanso (PPD)…
O deputado Chiquinho da Mangueira (SDD), que foi secretário de esportes por 8 anos, não…
Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebea) de Nova Friburgo, na Região Serrana, promoverá no próximo dia…
Toni Garrido, L7nnon e Liniker são os três grandes nomes da terceira edição do Sesc…
O Ministério da Saúde publicou o resultado final de dois editais do Pró-Residências. A inciativa concede…