A Cidade do Rio de Janeiro em 2022 publicou o Decreto-Rio nº 51.412 que regulamenta o serviço de moto-táxi
*Por Tamima de Souza
Nesses últimos dias temos acompanhado diversas matérias sobre a polêmica dos mototaxistas na Cidade de São Paulo. Desde o ano de 2009 temos uma Lei Federal que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transportes de passageiros, os mototaxistas.
Em que pese essa legislação federal, em observância à Constituição Federal, é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estabelecerem e implantarem políticas de educação para a segurança do trânsito, sendo esse o grande ponto em discussão. A Cidade do Rio de Janeiro em 2022 publicou o Decreto-Rio nº 51.412 que regulamenta esse serviço, dispondo sobre cadastramento e regras a serem cumpridas.
Passados quase 3 anos desse Decreto, não observo pela Cidade do Rio de Janeiro o cumprimento integral de seus dispositivos, como posso exemplificar com a necessidade de caixa especialmente projetada para acomodação de capacetes e/ou bagagem de mão do passageiro e o uso de colete de segurança.
Além disso, vejo que esses mototaxistas por vezes desrespeitam o cumprimento das regras de trânsito, fazendo desde ultrapassagens irregulares ao desrespeito as velocidades da via.
Destaco que nesse Decreto consta a obrigação de seguro de responsabilidade civil em favor de terceiros por danos e de seguro de acidentes pessoais de passageiro, que face os valores exigidos de R$ 25.000,00 para cada um, fico na dúvida de que estes estejam sendo realmente realizados, posto que é público e notório que a maioria dos veículos nacionais não possuem seguro. Assim, mesmo que tendo esse serviço regulamento, estaria a Cidade do Rio de Janeiro fazendo a sua parte e realizando a fiscalização?
*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).
Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, será uma das sedes da 23ª…
Rio das Ostras foi um dos municípios fluminenses presentes no 7º Congresso Estadual Empresarial de…
Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos…
O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…