Com a chegada do verão e os desafios característicos da estação, a cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, intensificou as ações de combate à dengue. Na última terça-feira (21), o Centro Cultural Mister Watkins foi palco de uma aula prática voltada aos agentes de combate a endemias do município. O objetivo foi reforçar as técnicas de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O evento foi conduzido pelo coordenador de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Mesquita, Sérgio Vigas, que destacou a importância de ações como essa para a saúde pública da cidade. “A dengue está na porta e a gente não pode deixar ela entrar. Então, precisamos fazer os bloqueios dentro do município, com um trabalho cada vez mais intensificado para evitar a proliferação do mosquito em Mesquita”, afirmou.
Estratégias específicas para o combate
Além dos agentes de endemias, a iniciativa contou com a participação de especialistas no combate a arboviroses e profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social. Durante a atividade, foram compartilhadas estratégias específicas para combater os criadouros do mosquito e conter possíveis surtos de doenças relacionadas.
Sérgio Vigas reforçou a necessidade de capacitação contínua, mesmo para equipes experientes. “Apesar de contarmos com um corpo de profissionais extremamente capacitado, ações de aperfeiçoamento são sempre necessárias. Até mesmo para que em cenários de surtos endêmicos, por exemplo, possamos estar previamente preparados e com um plano de ação efetivo elaborado”, destacou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.