Capital

Comércio carioca aposta em inverno mais frio para impulsionar vendas

O comércio carioca está confiante de que um inverno mais rigoroso poderá trazer bons resultados para as vendas neste ano. De acordo com pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um aumento de 2,5% nas vendas, caso as temperaturas realmente caiam nos próximos meses. O levantamento ouviu lojistas de diferentes regiões da capital, incluindo o Centro e as Zonas Norte, Sul e Oeste.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o clima frio é um dos principais fatores que impulsionam o consumo de produtos típicos da estação. “O frio rigoroso sempre estimula o consumidor a comprar roupas de inverno, como casacos, cachecóis, luvas, gorros e também itens para a casa, como edredons, colchas e cobertores. Os lojistas compraram bem, fizeram um bom estoque e estão prontos para atender à demanda. O comércio precisa vender e o frio pode ajudar”, afirmou.

A pesquisa mostra que 75% dos lojistas acreditam que as vendas deste inverno devem superar as do ano passado, enquanto 25% esperam resultados semelhantes ao período anterior, quando o crescimento foi de 1,5%. Além disso, 80% dos entrevistados consideram que a queda na temperatura influencia diretamente o movimento nas lojas.

Produtos mais procurados no comércio carioca

Em relação aos produtos mais procurados, 65% dos lojistas apontaram que a maior parte das vendas deve ser de roupas de inverno, como casacos e camisas de manga comprida. Já os acessórios, como meias, cachecóis, segunda pele, luvas, toucas e cobertores, devem representar 35% da demanda. Para estimular ainda mais o consumo, os comerciantes estão investindo em promoções, descontos atrativos e condições especiais de pagamento.

Com a chegada de frentes frias previstas para o inverno carioca, a expectativa é que o cenário se concretize e que as lojas aproveitem o aumento na procura. Enquanto isso, o setor segue atento às variações do clima e reforça estratégias para garantir boas vendas durante a estação.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Poluição pode estar ligada a mortes de crianças na Zona Oeste do Rio

A exposição a elevados níveis de poluição atmosférica pode estar relacionada a 8,5% das mortes…

15 horas atrás

Creci-RJ e OAB-RJ firmam Termo de Cooperação Técnica

O Creci-RJ e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), celebraram,…

15 horas atrás

Envios por PMEs colocam o Rio entre os cinco estados com maior volume

O Rio de Janeiro aparece entre os cinco estados com maior volume de envios de…

16 horas atrás

Deputado cobra melhorias nas rodovias estaduais

O deputado Vitor Junior aproveitou o recesso parlamentar para dar um giro pelo interior do…

16 horas atrás

Projeto de lei estabelece regras de segurança para baterias de bicicletas elétricas nos condomínios

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro está analisando o Projeto de Lei nº 827/2025,…

2 dias atrás

Lamsa abre edital para apoiar projetos sociais e ambientais

A Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, abre na próxima segunda-feira (4) as inscrições para…

2 dias atrás