A poucos dias do Dia das Mães, o comércio carioca demonstra otimismo em relação às vendas para a data, considerada a segunda mais importante do ano para o setor, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), 72% dos mais de 250 lojistas entrevistados esperam um aumento de 6% no volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento foi realizado com comerciantes dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular. Apesar dos desafios impostos pela alta de preços e juros, a pesquisa aponta para um cenário de confiança entre os empresários, que acreditam na disposição do consumidor em presentear no próximo domingo.
“A estimativa de crescimento nas vendas é uma boa notícia e indica que o momento é favorável, mesmo com as dificuldades do setor”, afirma Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio. Segundo ele, o Dia das Mães é mais do que uma celebração afetiva, sendo considerado o “Natal do primeiro semestre” e um marco estratégico para o varejo.
Troca de estação também contribuiu com o comércio carioca
Além da importância simbólica da data, a mudança de estação também contribui para impulsionar as vendas. O mês de maio marca a transição do outono para o inverno, o que, segundo Gonçalves, influencia diretamente o comportamento de compra. Com a chegada das temperaturas mais amenas, cresce a procura por roupas de frio, calçados fechados e acessórios que oferecem conforto e estilo.
A pesquisa também revelou que o preço médio dos presentes deve ficar em torno de R$120,00. Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado lidera as preferências dos consumidores, seguido por cartão de loja, crediário, Pix, dinheiro e cartão de débito.
Para atrair o público, os lojistas estão apostando em diversas estratégias: promoções, propaganda, facilidades de pagamento, sorteios de brindes, kits promocionais e o lançamento de novos produtos. Os setores de vestuário e calçados, por exemplo, estão confiantes no impacto das novas coleções, enquanto os comerciantes de telefonia celular apostam nas promoções e os de eletrodomésticos e eletroeletrônicos investem em campanhas publicitárias específicas para a data.
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