Economia

Comércio do Rio prevê alta nas vendas no Dia dos Namorados

O comércio da Cidade do Rio de Janeiro projeta um crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano em relação a 2024. A estimativa é resultado de uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 lojistas entre os dias 19 e 24 de maio.

A data, considerada a terceira mais importante para o setor varejista, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, movimenta o mercado não apenas pela sua força comercial, mas também pelo apelo emocional. Para os lojistas, o diferencial está na capacidade de transformar o ato de compra em uma experiência afetiva, marcada pelo desejo de surpreender e demonstrar carinho.

Entre os itens mais procurados estão agasalhos, roupas esportivas, tênis, bolsas, joias e bijuterias, perfumes, lingerie, celulares, produtos de beleza e flores. O valor médio dos presentes deve se manter entre R$150,00 e R$180,00, com o cartão de crédito parcelado sendo a principal forma de pagamento, seguido por débito, Pix, crediário e dinheiro.

Regiões com maior expectativa de crescimento do comércio

As regiões com maior expectativa de crescimento nas vendas são a Zona Norte (+28%), o Centro (+26%), a Zona Sul (+24%) e a Zona Oeste (+22%). A pesquisa também destaca que a inflação mais controlada no Estado — 2,17% nos quatro primeiros meses de 2025, contra 2,48% no Brasil — pode favorecer o consumo local.

Os aumentos de preços em produtos típicos da data, como roupas femininas (2,31%) e perfumes (4,53%), ainda são considerados moderados. Nos serviços, cinema, teatro e alimentação fora do lar apresentaram variações acima da média, mas não a ponto de afastar o consumidor.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, é fundamental que o comércio esteja atento às oportunidades. “Estamos certos de que planejamento e estratégias de vendas, descontos, facilidades de pagamento, kits, ambiente da loja, qualidade do atendimento, entre outras ações, serão iniciativas para atrair clientes num contexto de relativo resfriamento da economia”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Louzieh vai de Halloween

Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…

2 dias atrás

Capacitação em Angra forma profissionais do setor nuclear

Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…

2 dias atrás

Novo Refis é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…

2 dias atrás

Japeri e Caixa Econômica alinham novos projetos e investimentos

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…

2 dias atrás

Benedita ou Neguinho?

Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…

2 dias atrás

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

3 dias atrás