Economia

Comércio do Rio prevê alta nas vendas no Dia dos Namorados

O comércio da Cidade do Rio de Janeiro projeta um crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano em relação a 2024. A estimativa é resultado de uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 lojistas entre os dias 19 e 24 de maio.

A data, considerada a terceira mais importante para o setor varejista, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, movimenta o mercado não apenas pela sua força comercial, mas também pelo apelo emocional. Para os lojistas, o diferencial está na capacidade de transformar o ato de compra em uma experiência afetiva, marcada pelo desejo de surpreender e demonstrar carinho.

Entre os itens mais procurados estão agasalhos, roupas esportivas, tênis, bolsas, joias e bijuterias, perfumes, lingerie, celulares, produtos de beleza e flores. O valor médio dos presentes deve se manter entre R$150,00 e R$180,00, com o cartão de crédito parcelado sendo a principal forma de pagamento, seguido por débito, Pix, crediário e dinheiro.

Regiões com maior expectativa de crescimento do comércio

As regiões com maior expectativa de crescimento nas vendas são a Zona Norte (+28%), o Centro (+26%), a Zona Sul (+24%) e a Zona Oeste (+22%). A pesquisa também destaca que a inflação mais controlada no Estado — 2,17% nos quatro primeiros meses de 2025, contra 2,48% no Brasil — pode favorecer o consumo local.

Os aumentos de preços em produtos típicos da data, como roupas femininas (2,31%) e perfumes (4,53%), ainda são considerados moderados. Nos serviços, cinema, teatro e alimentação fora do lar apresentaram variações acima da média, mas não a ponto de afastar o consumidor.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, é fundamental que o comércio esteja atento às oportunidades. “Estamos certos de que planejamento e estratégias de vendas, descontos, facilidades de pagamento, kits, ambiente da loja, qualidade do atendimento, entre outras ações, serão iniciativas para atrair clientes num contexto de relativo resfriamento da economia”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Eita Arraiá é a pedida

A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…

1 dia atrás

Neurocirurgiã carioca fala sobre manejo de infecções de Shunt em congresso

A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…

2 dias atrás

A pressão que vem de Brasília

Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…

2 dias atrás

Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária

No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…

2 dias atrás

Expo Café Varre-Sai 2025 movimenta R$23 milhões

A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…

2 dias atrás

Faetec homenageia Dona Izabel com desfile de moda autoral

Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…

2 dias atrás