Economia

Comércio do Rio prevê alta nas vendas no Dia dos Namorados

O comércio da Cidade do Rio de Janeiro projeta um crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano em relação a 2024. A estimativa é resultado de uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 lojistas entre os dias 19 e 24 de maio.

A data, considerada a terceira mais importante para o setor varejista, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, movimenta o mercado não apenas pela sua força comercial, mas também pelo apelo emocional. Para os lojistas, o diferencial está na capacidade de transformar o ato de compra em uma experiência afetiva, marcada pelo desejo de surpreender e demonstrar carinho.

Entre os itens mais procurados estão agasalhos, roupas esportivas, tênis, bolsas, joias e bijuterias, perfumes, lingerie, celulares, produtos de beleza e flores. O valor médio dos presentes deve se manter entre R$150,00 e R$180,00, com o cartão de crédito parcelado sendo a principal forma de pagamento, seguido por débito, Pix, crediário e dinheiro.

Regiões com maior expectativa de crescimento do comércio

As regiões com maior expectativa de crescimento nas vendas são a Zona Norte (+28%), o Centro (+26%), a Zona Sul (+24%) e a Zona Oeste (+22%). A pesquisa também destaca que a inflação mais controlada no Estado — 2,17% nos quatro primeiros meses de 2025, contra 2,48% no Brasil — pode favorecer o consumo local.

Os aumentos de preços em produtos típicos da data, como roupas femininas (2,31%) e perfumes (4,53%), ainda são considerados moderados. Nos serviços, cinema, teatro e alimentação fora do lar apresentaram variações acima da média, mas não a ponto de afastar o consumidor.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, é fundamental que o comércio esteja atento às oportunidades. “Estamos certos de que planejamento e estratégias de vendas, descontos, facilidades de pagamento, kits, ambiente da loja, qualidade do atendimento, entre outras ações, serão iniciativas para atrair clientes num contexto de relativo resfriamento da economia”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Lindbergh puxa dissonância no PT

Por Nelson Lopes Sempre polêmico, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, disse ser…

3 horas atrás

Terreno para futura Cidade da Segurança é formalizado em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, assinou nesta segunda-feira (1º) o termo de aquisição…

5 horas atrás

Angra dos Reis tem unidades de saúde certificadas com selo ONA

Três importantes unidades da Prefeitura de Angra dos Reis — o Hospital Maternidade de Angra…

6 horas atrás

30ª edição do Trem do Samba acontece neste sábado (6) no Rio

A 30ª edição do “Trem do Samba” será realizada neste sábado (6), em comemoração ao…

6 horas atrás

Colheita escolar rende “ceia antecipada” em Nova Iguaçu

A poucos dias do Natal, a Escola Municipal Campo Alegre, localizada na zona rural de…

1 dia atrás

Prefeitura de Teresópolis realiza leilão e veículos, máquinas e sucatas

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizará no dia 18…

1 dia atrás