Capital
Expectativa

Comércio do Rio prevê estabilidade nas vendas para o Dia das Crianças

Pesquisa do CDLRio e SindilojasRio mostra que maioria dos lojistas espera repetir desempenho de 2024, sem grandes ganhos.

Compartilhe:
30 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Comércio do Rio prevê estabilidade nas vendas para o Dia das Crianças
Lojistas ajustam expectativas e estoques diante de cenário pouco otimista. (Foto: reprodução da internet)

Faltando menos de duas semanas para as comemorações do Dia das Crianças, uma das principais datas do varejo, o comércio do Rio de Janeiro projeta vendas semelhantes às do ano passado. A conclusão é de pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 estabelecimentos de diferentes segmentos, como brinquedos, roupas, calçados, mochilas, jogos eletrônicos, celulares e acessórios.

Segundo o levantamento, 70% dos lojistas esperam repetir os resultados de 2024, ajustando estoques de acordo com a demanda estimada. Outros 20% acreditam em queda de até 2% nas vendas, enquanto apenas 10% se mostram otimistas e projetam crescimento acima de 5%, apoiados em estratégias como preços competitivos, descontos diferenciados e melhores condições de negociação com fornecedores.

O ticket médio deve variar entre R$110 e R$220, influenciado pelo perfil de consumo e pelo tipo de presente. O uso do cartão de crédito e débito deve concentrar 85% das transações, enquanto PIX e dinheiro aparecem em menor participação.

Desempenho esperado do comércio do Rio

Para o presidente do CDLRio e SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o desempenho esperado revela continuidade do arrefecimento nas vendas, o que gera preocupação para datas como Black Friday e Natal. Ele também destaca os impactos da concorrência desleal. “O Dia das Crianças é considerado o Natal para o segmento de brinquedos, que, assim como o comércio em geral, vem sofrendo com a informalidade. Nessas datas, a cidade é tomada por produtos piratas e contrabandeados, sem conformidade técnica, de qualidade inferior e com sonegação tributária”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */