As vendas de Natal, nesse ano, deverão movimentar R$ 5,18 bilhões no comércio fluminense. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a pesquisa da CNC, o destaque deve ser o ramo de hiper e supermercados, seguido pelos setores de itens de vestuário, calçados e acessórios, e artigos de uso pessoal e doméstico.
Pesquisa feita anteriormente pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) apontou que a expectativa dos comerciantes é de uma alta de 5% nas vendas para os dados.
Já uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) indica que a expectativa do comércio do Rio de Janeiro é de que os consumidores fluminenses tenham um gasto médio de R$ 356 com presentes.
“Esse cenário é um sinal claro de melhoria do desempenho econômico do estado. Como as vendas do comércio têm relação com o consumo e a renda das famílias, a projeção de alta reflete a melhoria do índice de confiança do consumidor fluminense. O comércio também tem liderado a geração de empregos no estado, e a expectativa é de que o ano termine com destaque para esse setor, com as contratações temporárias”, informou o governador Cláudio Castro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, observa os efeitos positivos do melhor desempenho do varejo em Natal, principais dados comemorativos para o comércio, que é responsável por cerca de um terço do lucro do setor.
“O aumento do potencial de consumo permite a consolidação de um círculo virtuoso, que vai da produção ao consumo, passando pela geração de emprego e renda para a população fluminense”, explicou Farah.
Os lojistas da capital fluminense estimam um aumento de 5% nas vendas. É o que mostra a pesquisa do CDLRio e do SindilojasRio, que ouviu 350 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa para o Natal.
A pesquisa mostra que para estimular os consumidores os comerciantes estão fazendo promoções, descontos, planos de pagamentos facilitados, kits promocionais, liquidações, brindes, sorteios, lançaram novos produtos e aumentaram a variedade de mercadorias. Eles acreditam que os presentes mais vendidos no Natal serão roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria e beleza e bijuterias.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, e do SindilojasRio, a estimativa de vendas para o Natal é reflexo do clima que a data inspira, embora todas as datas comemorativas que o antecederam não atingiram a expectativa de crescimento estimada pelo comércio.
“É o ambiente econômico quem dita o comportamento do consumidor. É a economia em desenvolvimento harmonioso que sustenta os ciclos de produção, emprego, consumo e progresso social. Não se conhece fórmula diferente”, diz Aldo.
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