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Dia das Crianças: Lojistas da capital fluminense esperam aumento de 5% nas vendas

Levantamento aponta ainda que os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa no Dia das Crianças está na casa de R$ 130,00.

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23 de setembro de 2022
Dia das Crianças: Lojistas da capital fluminense esperam aumento de 5% nas vendas
Pesquisa mostra que os brinquedos serão as opções mais procuradas para o Dia das Crianças.

Os empresários lojistas da capital fluminense estão otimistas com o Dia das Crianças. A expectativa para a data é de aumento de 5% nas vendas em comparação com o ano passado. É o que mostra pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRIO), divulgada nesta semana.

O levantamento realizado de 9 a 16 de setembro com 350 lojistas aponta que os lojistas acreditam que brinquedos (35%), roupas (25%), calçados, incluindo tênis (15%), artigos esportivos (10%), celulares (8%), jogos eletrônicos (5%) e outros (2%) serão os presentes mais vendidos.

A pesquisa mostra ainda que os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa está na casa de R$ 130,00. Como forma de pagamento os clientes devem utilizar o cartão de crédito parcelado, seguido de Pix, dinheiro e cartão de débito.

O presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, diz que a estimativa de vendas do comércio para o Dia das Crianças leva em consideração que as datas comemorativas anteriores (entre elas Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados) não alcançaram as expectativas dos lojistas.

Dia das Crianças é o Natal dos brinquedos

De acordo com o dirigente, o Dia das Crianças é considerado o Natal para o segmento de brinquedos, que a exemplo do setor como um todo também vem sofrendo bastante com a concorrência desleal do comércio informal, que em datas como esta inundam a cidade com produtos piratas e contrabandeados.

“Apesar disso, os lojistas estão fazendo a sua parte, inovando para seduzir os pais e avós e apostando nas promoções, descontos, diversificação de planos de pagamento e crédito mais fácil”, conclui Aldo.

Para atrair os consumidores, os lojistas adotaram como estratégia investir na facilidade de pagamento (25%), na decoração da loja (20%), em promoção e propaganda (15%), lançamento de novos produtos (15%), kits promocionais (13%), desconto no total das compras (12%). A pesquisa mostra ainda que os pais (75%), os avós (18%) e os tios e padrinhos (7%) são os que mais presenteiam e a maioria das crianças (64,5%) é quem escolhe o próprio presente.