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Lojistas cariocas otimistas com o primeiro Dia dos Namorados após a pandemia de Covid

Segundo pesquisa CDL-RIO e SindilojasRIO, mais de 70% dos lojistas estimam aumento de 3% no volume de vendas no Dia dos Namorados.

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31 de maio de 2022
Lojistas cariocas otimistas com o primeiro Dia dos Namorados após a pandemia de Covid
Comerciantes do Rio esperam aumento nas vendas no Dia dos Namorados

A proximidade com o primeiro Dia dos Namorados após as restrições causadas pelo isolamento social contra a Covid-19 deixa os comerciantes da capital otimistas. Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-RIO) e o Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRIO) mostra que o empresariado do comércio lojista carioca estima crescimento de 3% nas vendas.

De acordo com o levantamento que ouviu 300 comerciantes de de 22 a 30 de maio, agasalhos de frio, roupas, calçados (incluindo tênis), bolsas e acessórios (carteiras e cintos), joias e bijuterias, perfume, lingerie, smartphone, produtos de beleza e flores devem ser os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados.

Segundo a pesquisa, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa no Dia dos Namorados deve ser de cerca de R$ 150,00, e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de débito, crediário, dinheiro e cheque.

Em relação as vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais as lojas da Zona Norte (+27%) serão as que mais venderão, seguidas das lojas da Zona Sul (+26%), Centro (+24%) e as da Zona Oeste (+23%).

Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, diz que mesmo com essa expectativa de crescimento os lojistas estão moderadamente otimistas, pois as vendas no primeiro trimestre registraram o tímido crescimento de 1%. “Mesmo sendo uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio, o setor continua preocupado com o cenário da economia no Estado do Rio e também com a violência e a desordem urbana provocada pelos camelôs, que crescem assustadoramente nas datas comemorativas. Ainda assim, para estimular os consumidores os lojistas criaram uma série de ações, entre promoções, facilidades de pagamento e descontos no total das compras”, conclui Aldo.