Variedades

Concessionárias apresentam plano contra falta de luz no verão

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou audiência pública para discutir as ações preventivas das concessionárias de energia elétrica com o objetivo de evitar falta de luz durante o verão, período em que o consumo atinge os maiores níveis do ano. Representantes da Enel e da Light apresentaram seus planos de contingência, que incluem investimentos em infraestrutura, reforço de equipes e uso de tecnologia para minimizar os impactos de eventuais interrupções no fornecimento.

Andréia Correia, diretora de Relações Institucionais da Enel, ressaltou a aplicação de equipamentos telecomandados, capazes de reestabelecer a energia de forma remota e rápida. “Em poucos minutos, sem necessidade de equipe em campo, o sistema faz a reconfiguração para retomar a energia”, explicou a representante da concessionária.

Pela Light, o gerente de manutenção Bruno Almeida anunciou um reforço significativo no número de equipes de emergência para o verão. Segundo Almeida, a companhia conta com “70 equipes de emergência, 51 equipes leves para atendimento comercial e 63 motos para deslocamento mais fácil e eficiente”.

Reclamações sobre serviços e dívidas de municípios com concessionárias

Durante a audiência, vereadores de municípios do interior relataram problemas recorrentes com o fornecimento de energia. Fabrício Pimentel, presidente da Câmara de Varre-Sai, criticou a Enel, lembrando que a cidade ficou sem energia por quatro dias durante o Ano Novo do ano passado. Já Luís da Papelaria, vereador de Areal, questionou a qualidade do serviço em comparação com o valor cobrado nas contas de luz.

Além das questões operacionais, a comissão também solicitou informações sobre dívidas dos municípios com as concessionárias. Thiago Rangel (PMB), presidente da comissão, reforçou a necessidade de transparência para intermediação de soluções. “É um pedido para que elas informem os anos e os municípios com débitos para que possamos fazer uma intermediação”, afirmou. Ele destacou o caso de Campos de Goytacazes, que acumula cerca de R$ 75 milhões em dívidas com o setor elétrico.

A audiência contou ainda com a participação dos deputados Rodrigo Amorim (União), Vinicius Cozzolino (União) e Luiz Cláudio Ribeiro (REP). A expectativa é de que as ações apresentadas pelas concessionárias contribuam para minimizar falhas no fornecimento de energia durante o verão, período crítico para o sistema elétrico devido à alta demanda.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Plano Brasis é apresentado por Freixo a hoteleiros no Rio

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o gerente de Marketing da entidade, Alexandre Nakagawa,…

2 horas atrás

Projeto piloto de rede subterrânea é discutido em Maricá

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (15), representantes da Enel Distribuição Rio para a…

2 horas atrás

Secovi Rio promove debate sobre os impactos da Reforma Tributária no setor imobiliário

O Secovi Rio realizou, no dia 2 de julho, o evento “IBS e CBS nas…

5 horas atrás

Dia do Comerciante: motivos para comemorar

*Por Aldo Gonçalves No dia 16 de julho celebra-se o Dia do Comerciante, fruto da…

6 horas atrás

Parque Natural de Nova Iguaçu promove programação nas férias

Com a chegada do recesso escolar, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria…

8 horas atrás

Áreas verdes reduzem em até 10°C a temperatura no Rio

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade Federal…

1 dia atrás