Variedades

Concessionárias apresentam plano contra falta de luz no verão

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou audiência pública para discutir as ações preventivas das concessionárias de energia elétrica com o objetivo de evitar falta de luz durante o verão, período em que o consumo atinge os maiores níveis do ano. Representantes da Enel e da Light apresentaram seus planos de contingência, que incluem investimentos em infraestrutura, reforço de equipes e uso de tecnologia para minimizar os impactos de eventuais interrupções no fornecimento.

Andréia Correia, diretora de Relações Institucionais da Enel, ressaltou a aplicação de equipamentos telecomandados, capazes de reestabelecer a energia de forma remota e rápida. “Em poucos minutos, sem necessidade de equipe em campo, o sistema faz a reconfiguração para retomar a energia”, explicou a representante da concessionária.

Pela Light, o gerente de manutenção Bruno Almeida anunciou um reforço significativo no número de equipes de emergência para o verão. Segundo Almeida, a companhia conta com “70 equipes de emergência, 51 equipes leves para atendimento comercial e 63 motos para deslocamento mais fácil e eficiente”.

Reclamações sobre serviços e dívidas de municípios com concessionárias

Durante a audiência, vereadores de municípios do interior relataram problemas recorrentes com o fornecimento de energia. Fabrício Pimentel, presidente da Câmara de Varre-Sai, criticou a Enel, lembrando que a cidade ficou sem energia por quatro dias durante o Ano Novo do ano passado. Já Luís da Papelaria, vereador de Areal, questionou a qualidade do serviço em comparação com o valor cobrado nas contas de luz.

Além das questões operacionais, a comissão também solicitou informações sobre dívidas dos municípios com as concessionárias. Thiago Rangel (PMB), presidente da comissão, reforçou a necessidade de transparência para intermediação de soluções. “É um pedido para que elas informem os anos e os municípios com débitos para que possamos fazer uma intermediação”, afirmou. Ele destacou o caso de Campos de Goytacazes, que acumula cerca de R$ 75 milhões em dívidas com o setor elétrico.

A audiência contou ainda com a participação dos deputados Rodrigo Amorim (União), Vinicius Cozzolino (União) e Luiz Cláudio Ribeiro (REP). A expectativa é de que as ações apresentadas pelas concessionárias contribuam para minimizar falhas no fornecimento de energia durante o verão, período crítico para o sistema elétrico devido à alta demanda.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Louzieh vai de Halloween

Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…

2 dias atrás

Capacitação em Angra forma profissionais do setor nuclear

Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…

2 dias atrás

Novo Refis é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…

2 dias atrás

Japeri e Caixa Econômica alinham novos projetos e investimentos

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…

2 dias atrás

Benedita ou Neguinho?

Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…

2 dias atrás

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

3 dias atrás