Após uma mobilização de todo o sistema CFC/CRCs, foi aprovada no Congresso a criação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FPMCB), que trabalhará para que os pleitos da classe contábil tenham força na Câmara dos Deputados e no Senado.
Nos dias 11 e 12 de abril, o presidente Samir Nehme representou o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ) no Congresso Nacional e cumpriu agenda em todos os gabinetes dos 46 deputados federais da bancada do Rio de Janeiro. “Importante ressaltar que essa é uma mobilização apartidária, que visa demonstrar para toda a classe política a relevância da Contabilidade. É através da atuação dos deputados que se torna possível a aprovação de pleitos relevantes para a classe contábil, fato este que torna indispensável a mobilização político-institucional”,
defende Nehme.
A iniciativa aprovada no Congresso Nacional será determinante para que a classe contribua com o levantamento de dados e proposições para a construção de políticas públicas que beneficiem não só os profissionais da contabilidade, mas a sociedade como um todo.
Apoio à iniciativa no Congresso
Os profissionais da contabilidade contribuem diretamente com a gestão pública, possibilitando a arrecadação de tributos que são destinados à educação e à saúde, por exemplo. Por isso, o apoio a esta iniciativa é fundamental.
Confira quais deputados federais da bancada do Rio de Janeiro que demonstraram apoio à classe contábil: Bandeira de Mello, Bebeto, Carlos Jordy, Chiquinho Brazão, Daniel Soranz, General Pazuello, Hugo Leal, Jandira Feghali, Jorge Braz Julio Lopes, Juninho do Pneu, Laura Carneiro, Luciano Vieira, Luís Carlos Gomes, Luiz Antônio Corrêa, Marcelo Crivella, Marcelo Queiroz, Marcos Tavares, Murillo Gouveia, Otoni de Paula, Reimont, Ricardo Abrão, Sargento Portugal e Sóstenes Cavalcante.
A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.