Conexão do Samba
Conexão do Samba
Coluna

Musas da Porto da Pedra visitam barracão da escola na Cidade do Samba

A coluna Conexão do Samba desta semana destaca a visita das musas da Porto da Pedra ao barracão da escola na Cidade do Samba.

Compartilhe:
24 de novembro de 2023
Musas da Porto da Pedra visitam barracão da escola na Cidade do Samba
Barracão da Porto da Pedra recebeu visita das musas da escola. Crédito: Ana Victoria / DIvulgação

Lideradas por Giovana Cordeiro, beldades foram conferir de perto os preparativos da vermelha e branca Porto da Pedra para o Carnaval 2024. Tour pelo espaço culminou com a entrega dos croquis da fantasia, e muito samba na quadra do Tigre.

Estreando como musa no carnaval 2024, Giovana Cordeiro visitou o barracão da Porto da Pedra na tarde desta quinta, 23, pra conferir os preparativos da vermelha e branca para o desfile que marca o seu retorno ao Grupo Especial. Recebida pelo carnavalesco Mauro Quintaes, a atriz protagonista da novela Fuzuê, fez um tour pelas dependências do espaço onde estão sendo construídas as alegorias que representarão o enredo “Lunário Perpétuo: a profética do saber popular” e, impressionou-se com o que viu durante o passeio, que contou também com a presença das musas Paolla Nascimento, representante da comunidade, e Isadora Marino, que igualmente, fará sua estreia na Sapucaí.

O trio de beldades do Tigre recebeu o figurino e algumas explicações sobre o que cada uma representará no desfile que acontecerá no dia 11 de fevereiro. Apesar da agenda lotada por conta das gravações da novela, Giovana tem se mostrado bastante engajada nas atividades da escola. Do barracão, ela seguiu direto para a quadra da escola onde participou do ensaio realizado semanalmente com a comunidade. Mostrando muito samba no pé, a musa da escola de São Gonçalo se juntou ao time de beldades da agremiação que tem Tati Minerato como rainha.


Dezoito escolas fazem, pelo 2º ano seguido, o sucesso do Guardiões da Favela

Crédito: Moana Pires

Evento que contou com 18 agremiações do Rio e São Paulo, como; Império Serrano, porto da Pedra, Unidos de Tijuca, Beija-Flor, Mangueira, Império de Casa Verde, União de Maricá, Portela, Salgueiro, Viradouro, Vai-Vai, Tuiuti, Imperatriz, Unidos de Padre Miguel, Vila Isabel, Mocidade e a anfitriã, Grande Rio, que pelo segundo ano realiza o encontro de baterias mais garboso e o movimento artístico e musical impressiona foliões, que adotam o festival que durou quase 24h.

A Cidade do Samba recebe agora nos dias 1 e 2 de dezembro, o mini desfile das escolas do grupo especial e final do concurso para eleger a corte Lgbtqia+, e no dia 9, será palco para o mini desfile das escolas da Série Ouro.


Thalita Zampirolli canta e encanta em festival de bateria na Cidade do Samba

Crédito: Léo Cordeiro/Palmer Assessoria de Comunicação

Thalita Zampirolli esteve no festival de baterias da Grande Rio, o “Guardiões da Favela”, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio de Janeiro, madrugada de hoje (19).

Coube a atriz que está no Brasil cumprindo sua agenda profissional encerrar o festival, sendo a última rainha a se apresentar às 5h da manhã de hoje. Para a ocasião, a rainha preparou um look para lá de especial, um triquini vermelho, cravejado com mais de dez mil pedras que deixava suas belas curvas em evidência:

“Fiz questão de estar aqui. Eu me preparei para viver este momento lindo com a Guerreiros da UPM. A bateria é o coração de uma escola de samba. Um evento deste porte só vem enobrecer a arte desses artistas que muitas vezes estão aqui de forma voluntária, sem receber nenhuma remuneração financeira”, disse a rainha vibrando com o magnitude do evento.

Thalita entregou muito mais do que simpatia, look perfeito e samba no pé: ela cantou o samba no palco do evento no momento em que a escola se apresentava mostrando que está totalmente pronta para junto a sua comunidade lutar pelo título:

“ O nosso grande intérprete, o fenomenal Bruno Ribas, me deu esta oportunidade, foi tudo uma grande brincadeira. Eu mesmo fora do Brasil acompanhei a escolha do samba, eu já sabia a letra do samba antes mesmo da eliminatória final, está na ponta da língua, vou cantar muito na Sapucaí, mas sem microfone. Eu não tenho o talento do Bruno Ribas”, diverte-se Thalita.


“Encontro de Quilombos”: Beija-Flor recebe Grande Rio neste sábado

Crédito: Eduardo Hollanda

Vem aí mais uma semana repleta de eventos pré-carnavalescos na Beija-Flor de Nilópolis. No próximo sábado, 25, a agremiação promoverá mais uma edição do tradicional “Encontro de Quilombos”. Após a visita da Vila Isabel, será a vez da Grande Rio, que junto de sua comunidade apresenta no ensaio de rua da nilopolitana seus sambas antológicos e o hino escolhido para o Carnaval de 2024.

O evento, que acontecerá na Estrada da Mirandela, uma das principais vias de Nilópolis, será aberto pela tricolor de Duque de Caxias a partir das 19h, seguida pelo ensaio da anfitriã, a Beija-Flor.

Em dezembro, no dia 16, será a vez da Portela, enquanto a Imperatriz Leopoldinense encerrará a edição rumo ao Carnaval 2024, em 13 de janeiro.

Ensaio de quadra

Antes disso, na quinta-feira, dia 23, a Beija-Flor realiza mais um ensaio geral aberto à comunidade Nilopolitana, na quadra da escola, localizada na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, em Nilópolis, a partir das 21h. A atividade conta com um aquecimento do grupo “Nosso Brilho”, que apresentará clássicos do samba e do pagode. A entrada tem o valor de R$30.


Passarela do Samba já recebe casais, alas e Comissões de Frente

Os ensaios que começam do alvorecer ao anoitecer, alguns sigilosos pela madrugada, para alinhar os preparativos para garantir as notas do Carnaval de 2024, segue sobre o olhar firme do síndico da passarela, mestre Machine, que supervisiona e coordena essa etapa entre os quesitos. Para agendar seu ensaio, é preciso oficializar ao mesmo para agendar horário para não colidir com outras escolas no mesmo horário. Os ensaios técnicos começam na primeira semana de janeiro. Fiquem ligados no roteiro.


Cíntia Barboza será coroada Rainha de Bateria da Acadêmicos de Realengo

 
Personal trainer e enfermeira, sempre foi adepta a área do esporte (jogadora de basquete), No samba desde  2003 passista da Mocidade, integrou também as alas da Vila Isabel  e Portela, além de ter sido Musa nos anos de 2013, 2014 e 2015 pelo Império da Tijuca, Rainha de Bateria do Arranco do Engenho de Dentro em 2016 e, 2019 Musa da Ala de Passista da Unidos de Bangu. 

O evento vai acontecer no próximo domingo 26/11, a partir das 15h, além da coroação de Cintia Barbosa, ocorrerá também o lançamento do samba-enredo 2024, apresentação dos segmentos da escola, junto a Bateria Locomotiva, no Espaço Cultural Arlindo Cruz- Rua Marechal Joaquim Inácio, s/n – Realengo-RJ.


Fora do país, Luciana Conceição faz intercâmbio na Angola

Passista show, faz campanha social nas escolas de Angola, dando aulas de samba, moda e oferece palestras sobre a cultura brasileira no país. Lu, voltará em breve para o Brasil, onde será destaque nas alegorias da Mocidade e Mangueira em 2025.


A coluna Conexão do Samba é escrita pelo jornalista Amendoim do Samba (MTB-0042693-RJ)