A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, promove neste sábado (23) uma programação especial para o Dia da Consciência Negra. A ação é a Feijoada Cheiro de Cici e ocorrerá no Quilombo de Machadinha.
O evento contará com diversas atividades. Entre elas exposições de artesanato e agricultura, debates e lançamento de cursos. Também haverá música e momentos de expressão cultural, como a tradicional roda de Jongo. O objetivo é reforçar a importância da preservação e celebração das tradições afro-brasileiras.
Ação da Consciência Negra quer reforçar história e cultura
O evento é organizado pela Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima) e Grupo de Jongo Tambores de Machadinha. A iniciativa acontece em parceria com a prefeitura, através da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer.
“O Dia da Consciência Negra é um momento importante de reflexão para nós. Simboliza a resistência do povo quilombola. A nossa festa é tradicional, sendo um dia marcado pela emoção, reforçando a força da nossa história e cultura”, afirma coordenadora de Políticas para Igualdade Racial, Jovana Azevedo.
Confira a programação completa:
- 09h Café Quilombola
- 10h Roda de conversa com o tema “ Mais amor e menos Guerra: Fortalecendo a luta pela igualdade”
- 10h30 Lançamento do e-book – Guia pedagógico escolar Quilombola n2
- 12h almoço “Feijoada”
- 12h Musica ao vivo com “ Pagode a Dois”
- 14h oficina contação de história
- 15h Oficina com ervas medicinais
- 17h Jongo
- 19h Forró
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.