Capital
Trabalho

Construção Civil oferece vagas de empregos no Rio

Nesta semana, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), oferece vagas de empregos no Rio.

Compartilhe:
26 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
Construção Civil oferece vagas de empregos no Rio
Inscrições para concorrer a uma das vagas de empregos no Rio podem ser feitas pela internet

A construção civil está com vagas de empregos no Rio de Janeiro. Na região coberta pelo Projeto Porto Maravilha, Zona Portuária da capital fluminense, a expectativa é de que 16 mil novos moradores cheguem até 2025, conforme os novos condomínios são inaugurados. Isso se reflete na oferta de oportunidades de emprego para o setor.

Nesta semana, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), divulga vagas para a construção civil direcionadas a pessoas com deficiência. Ajudante de obras (cinco vagas), servente de obras (18 oportunidades, sem exigência de escolaridade) e pedreiro (também com cinco vagas).

Os demais postos de trabalho da semana são destinados a candidatos com ou sem experiência anterior, incluindo estagiários. No total, são 418 vagas para trabalhadores em geral e 403 para pessoas com deficiência, em diversos segmentos profissionais. Há vagas para confeiteiro, terapeuta ocupacional, operador de crédito, torneiro mecânico, auxiliar de limpeza, entre muitas outras oportunidades profissionais.

Empregos no Rio oferece inclusão a PCDs

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, disse que pessoas com deficiência (PCDs) têm oportunidades.

“Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 55% do total de PCDs que trabalham estão na informalidade. Queremos levar oportunidades formais a esse segmento social, protegendo os trabalhadores com a CLT e a Previdência Social”, explicou ele.

Esta semana, a SMTE também oferece vagas em processos seletivos para estágios em gastronomia e administração para universitários de distintos períodos. Os candidatos podem se inscrever pela internet, no formulário divulgado pela prefeitura. Importante destacar que não é mais necessário o uso de código para o preenchimento do formulário.

Pessoas sem acesso à internet podem ir em um dos sete postos da Central do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 172 e 173); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.

Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para fazer a inscrição. Pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com ou comparecer ao CIAD, referência na busca e na oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município.

A secretaria é responsável pelo banco de empregos no Rio e conta com mais 400 mil currículos com grande diversidade de perfis profissionais. Empresas interessadas nesses perfis devem se cadastrar neste link. Os serviços são gratuitos.