O tabuleiro político de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, vai movimentar no sábado (3). Quatro convenções partidárias foram agendadas para a data. Todas devem oficializar a candidatura de candidatos a prefeitura do município de cerca de 45 mil habitantes.
A atual mandatária Francimara Barbosa Lemos, do Solidariedade, vai tentar fazer sua sucessão. Ela é a primeira mulher a ser eleita e reeleita como prefeita da cidade.
Na convenção agendada para às 14h, Francimara vai oficializar o nome da vereadora de terceiro mandato, Yara Cinthia, como candidata a sucessora. O também vereador, Renato Roxinho, é o indicado para o cargo de vice-prefeito. Além do partido da prefeita, outros sete compõem a base.
Já o ex-prefeito por um mandato, Pedrinho Cherene, do União Brasil, agendou para o meio-dia a convenção que deve oficializar seu nome em mais uma tentativa de retornar ao comando da municipalidade. Ele perdeu para Francimara nas eleições de 2016 e 2020, sendo que distância maior entre os dois foi de somente 690 votos.
Filho do também ex-prefeito Pedro Cherene, que governou a cidade por dois mandatos, Pedrinho ainda não anunciou o nome do possível candidato a vice-prefeito. Nos bastidores existem frentes que apontam o atual ocupante do cargo, Raliston Souza, como um dos favoritos.
Outra incerteza sobre esta candidatura é sobre a legalidade. Em 2018, as contas do último ano do mandato de Pedrinho foram reprovadas pela Câmara Municipal. Com base na Lei da Ficha Limpa, este é um motivo para inelegibilidade, mas em 2020 o candidato concorreu com base em decisões judiciais.
O município são franciscano completou em janeiro deste ano 29 anos de emancipação político-administrativa. Neste período, sete pleitos foram realizados. Em seis destes, o vitorioso para o cargo de prefeito pertencia a família Cherene ou a família Barbosa Lemos. Além disso, na vitória de Beto Azevedo, único de sobrenome diferente, o vice-prefeito da chapa era o esposo da atual prefeita, Frederico Barbosa Lemos.
A partir deste contexto, duas possíveis candidaturas se colocam como terceira via. O atual vereador Aroldo Leandro reunirá os partidos PL e Democracia Cristão, às 19h, em conveção que deve oficializar seu nome.
Já o partido Novo deverá lançar, a partir das 14h, o nome de Rodolfo Elias, filho do ex-vereador Sérgio Elias. Em 2020, ele concorreu a deputado estadual pelo Republicanos. Na oportunidade recebeu 1.829 votos.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…