Resultado da convocatória para artesãos do Rio de Janeiro já está no ar. Confira os detalhes

Atenção artesãos fluminenses: já saiu o resultado final da convocatória “RJ de Talentos”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). Segundo o Governo do Estado, os selecionados participarão da 15ª edição da Rio Artes Manuais, a maior feira de artesanato da América Latina entre os dias 15 e 19.

No evento, que acontecerá na Cidade Nova, no Centro da capital fluminense, os selecionados comporão a programação do estande da Sececrj, em parceria com o Sebrae. Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros destacou a importância do artesanato para o fomento da economia criativa do estado.

“Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir este espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, disse.

Seleção de obras de artesãos

Segundo o governo, a Sececrj selecionou 41 obras ao todo. Foram quatro obras de cada região administrativa do Estado do Rio de Janeiro, sendo cinco obras na capital em função do empate nos critérios de julgamento.

O estande terá elementos de diferentes produções artesanais, como modelagem em argila, barro, cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

A lista de convocados pode ser acessada no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/PUBLICAÇÃO-FINAL-1.docx

Rio Artes Manuais

A 15ª edição da Rio Artes Manuais acontece entre os dias 15 e 19 de março, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, região central da cidade do Rio. O tema do evento,  “Faço Arte, Faço Parte”, foi escolhido por meio de votação popular via internet.

Entre as questões abordadas no evento estão integração, acessibilidade e pertencimento dos artesãos fluminenses, além do tema do empreendedorismo. “A proposta é aproximar a população da cultura artesanal de raiz, mostrando o significado e a importância da comercialização desse segmento no estado”, explica o governo.

Posts Recentes

Escola de Nova Friburgo tem melhor média da rede estadual no Enem 2024

Nova Friburgo voltou a ser destaque no cenário educacional fluminense. O Colégio Estadual Raphael Luiz…

12 horas atrás

Nova Iguaçu anuncia obras e programa ambiental em Lagoinha

A Prefeitura de Nova Iguaçu anunciou, nesta segunda-feira (4), um amplo pacote de obras de…

12 horas atrás

Senac RJ tem vagas abertas para cursos no segundo semestre

O Senac RJ está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional nas unidades de…

13 horas atrás

Varejo prevê crescimento menor no 2º semestre de 2025

O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas…

14 horas atrás

CPNU 2 tem maior número de inscritos no Rio

O Estado do Rio de Janeiro registrou o maior número de inscritos na segunda edição…

16 horas atrás

CREA-RJ se aproxima da indústria fluminense com visitas técnicas

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo da engenharia industrial no Estado do Rio de…

16 horas atrás