Resultado da convocatória para artesãos do Rio de Janeiro já está no ar. Confira os detalhes

Atenção artesãos fluminenses: já saiu o resultado final da convocatória “RJ de Talentos”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). Segundo o Governo do Estado, os selecionados participarão da 15ª edição da Rio Artes Manuais, a maior feira de artesanato da América Latina entre os dias 15 e 19.

No evento, que acontecerá na Cidade Nova, no Centro da capital fluminense, os selecionados comporão a programação do estande da Sececrj, em parceria com o Sebrae. Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros destacou a importância do artesanato para o fomento da economia criativa do estado.

“Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir este espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, disse.

Seleção de obras de artesãos

Segundo o governo, a Sececrj selecionou 41 obras ao todo. Foram quatro obras de cada região administrativa do Estado do Rio de Janeiro, sendo cinco obras na capital em função do empate nos critérios de julgamento.

O estande terá elementos de diferentes produções artesanais, como modelagem em argila, barro, cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

A lista de convocados pode ser acessada no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/PUBLICAÇÃO-FINAL-1.docx

Rio Artes Manuais

A 15ª edição da Rio Artes Manuais acontece entre os dias 15 e 19 de março, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, região central da cidade do Rio. O tema do evento,  “Faço Arte, Faço Parte”, foi escolhido por meio de votação popular via internet.

Entre as questões abordadas no evento estão integração, acessibilidade e pertencimento dos artesãos fluminenses, além do tema do empreendedorismo. “A proposta é aproximar a população da cultura artesanal de raiz, mostrando o significado e a importância da comercialização desse segmento no estado”, explica o governo.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

7 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

8 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

8 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

9 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

9 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

10 horas atrás