Capital
Eleições 2024

Corrida à prefeitura do Rio tem nove candidatos

Com a típica polarização entre aliados de Lula e Bolsonaro, o pleito contará com nove candidaturas na capital fluminense e o atual prefeito, Eduardo Paes, segue na liderança das pesquisas.

Compartilhe:
20 de agosto de 2024
Sara Oliveira
Corrida à prefeitura do Rio tem nove candidatos
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro.(crédito: Reprodução/Prefeitura do Rio)

A campanha eleitoral começou e a disputa pela Prefeitura do Rio tem nove candidatos. Com o pleito marcado para o dia 6 de outubro e segundo turno previsto para o dia 27 do mesmo mês, a eleição na Capital reflete as divisões políticas nacionais, trazendo uma típica situação de candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) versus candidato de Jair Bolsonaro (PL).

Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro, busca a reeleição. Com 54 anos, Paes já ocupou o cargo por dois mandatos anteriores (2009-2016) e tenta agora o seu quarto mandato. Ele tem o apoio do presidente Lula (PT), fortalecendo sua candidatura, e segue na liderança das pesquisas. A chapa de Paes conta com o deputado estadual Eduardo Cavalieri (PSD) como vice.

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), de 52 anos, é o candidato apoiado pelo governador Cláudio Castro (PL). Ramagem, que foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, é delegado licenciado da Polícia Federal. A deputada estadual Índia Armelau (PL) compõe a chapa como vice.

Carol Sponza (Novo), de 44 anos, é advogada e mestre em Políticas Públicas. Sponza foi a deputada estadual mais votada de seu partido em 2022. Ela substituiu o vereador Pedro Duarte como candidata do partido e traz como vice a empresária Letícia Dal’Col.

Tarcísio Motta (PSOL), 48 anos, é deputado federal e um dos fundadores do PSol no Rio de Janeiro. Formado em História, Motta já foi candidato ao Governo do Estado em duas ocasiões e atuou como vereador da capital. Sua candidatura à Prefeitura do Rio conta com o apoio de movimentos sociais e sindicatos.

Deputado federal em seu primeiro mandato, Marcelo Queiroz (PP), de 39 anos, busca a prefeitura após a desistência de Doutor Luizinho (PP). Queiroz, que já foi vereador e deputado estadual, tem experiência em cargos administrativos no governo municipal e estadual, o que fortalece sua candidatura.

Rodrigo Amorim (União Brasil), 45 anos, é advogado e deputado estadual em seu segundo mandato. Conhecido por suas posições conservadoras, Amorim ganhou notoriedade ao quebrar uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco em 2018. Sua candidatura reflete uma base de apoio alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, embora Amorim concorra sem o apoio oficial de Bolsonaro.

Juliete Pantoja, de 32 anos, é a candidata do Unidade Popular (UP). Conhecida por sua atuação em movimentos sociais, especialmente na defesa do direito à moradia, Pantoja foi candidata ao governo do estado em 2022. Sua chapa representa as pautas de luta por direitos sociais e igualdade.

Cyro Garcia (PSTU), de 67 anos, é advogado e doutor em História. Tem uma longa trajetória sindical e já concorreu à prefeitura em outras duas ocasiões. Sua candidatura está centrada em propostas voltadas para a classe trabalhadora e a justiça social.

Henrique Simonard, de 27 anos, é estudante de Geografia e militante do Partido da Causa Operária (PCO). Com um histórico de participação em eleições anteriores, Simonard representa a ala mais radical da esquerda, defendendo uma transformação profunda na sociedade e nas estruturas de poder.

Visões políticas distintas marcam a disputa pela Prefeitura do Rio

A eleição de 2024 no Rio de Janeiro promete um debate intenso entre candidatos com propostas e ideologias diversas. Com um leque que vai do conservadorismo de Rodrigo Amorim à esquerda radical de Henrique Simonard, os eleitores cariocas terão a oportunidade de escolher o caminho que acreditam ser o melhor para a cidade.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.