De frente para o mar, na Praia dos Cavaleiros, Macaé sediou, na última terça-feira (11), o terceiro Encontro Regional de Secretários de Turismo da Costa do Sol. O evento, realizado no Restaurante do Durval, das 9h às 13h, reuniu representantes dos 13 municípios que compõem a região para debater estratégias de fortalecimento do turismo.
Durante o encontro, foram aprovadas a nova logomarca promocional da Costa do Sol, o calendário turístico unificado e a estruturação do consórcio de desenvolvimento turístico, entre outras iniciativas. Organizado pela Secretaria de Turismo de Macaé, o evento foi fechado para os representantes das prefeituras e contou com as boas-vindas do prefeito Welberth Rezende, ao lado dos secretários de Turismo, Leo Anderson, e de Governo, Juninho Luna.
Rezende destacou o potencial da região e os investimentos municipais que vêm contribuindo para o crescimento do setor. “Levamos muito a sério o turismo, ainda mais com todo o potencial que a nossa região tem e oferece. Investimos cada vez mais para trazer visitantes e fazer com que voltem. Macaé vive do óleo e gás, mas o turismo de eventos e lazer tem fortalecido a economia local”, afirmou.
O secretário de Turismo, Leo Anderson, ressaltou que o desenvolvimento regional passa pela união entre os municípios. “Este encontro reforça a necessidade de planejar o turismo de forma integrada, transformando a Costa do Sol em um destino competitivo no cenário nacional e internacional. A ideia é que cada município mantenha sua identidade, mas atue em sinergia para ampliar a visibilidade e a atratividade da região”, disse.
Fortalecimento da imagem da Costa do Sol
Para o secretário de Governo, Juninho Luna, as novas parcerias vão fortalecer a imagem da Costa do Sol. “Cada município tem sua beleza natural e muito a oferecer aos turistas de todas as partes, protagonizando cenários deslumbrantes”, destacou.
O secretário executivo do grupo técnico, Marco Simas, apresentou os principais pontos discutidos: integração regional, promoção conjunta, infraestrutura, mobilidade, turismo sustentável e capacitação profissional. Ele lembrou que o primeiro encontro foi realizado em Cabo Frio e o segundo em Maricá, ambos neste ano.
José Alexandre Almeida da Silva, secretário de Turismo de Maricá, também ressaltou o papel do grupo executivo na continuidade das ações. “O acompanhamento das propostas e a articulação de novas parcerias com o setor privado e instituições públicas são fundamentais para que o turismo regional avance de forma estruturada e colaborativa”, concluiu.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



