Economia
Evento

Evento de integração Sul e Sudeste, Cosud começa no Rio com foco em propostas nacionais

Realizado pela primeira vez na cidade fluminense, 7° encontro do Cosud vai discutir saneamento, reforma tributária e pacto federativo.

Compartilhe:
02 de março de 2023
Evento de integração Sul e Sudeste, Cosud começa no Rio com foco em propostas nacionais
Ratinho Junior, governador do Paraná, Cláudio Castro, governador do Rio, Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e Thiago Pampolha, vice governador do Estado do Rio. Crédito: Leonardo Nogueira.

Por Leo Nogueira

Com a presença de representantes dos estados do Sul e do Sudeste brasileiro, o governador do Rio, Claudio Castro (PL), fez, nesta quinta-feira (2), a abertura do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre pela primeira vez na cidade carioca, na sede da Fundação Getulio Vargas, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.

“O Cosud só está crescendo e quanto mais a gente vai vendo essa integração entre os governos, mais perspectivas de sucesso a gente vai tendo. É importante lembrar que, por mais que não tenhamos tido encontros físicos nesses últimos dois anos, o diálogo entre os governadores foi constante. Ainda que não fisicamente juntos, o Cosud tem continuado esse trabalho e isso é muito claro nas reuniões de governadores, onde a gente tem uma parceria grande e uma visão muito de união”, disse Castro.

Criado em 2019, o consórcio tem como objetivo consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e do Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais da população das regiões.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que a reunião entre os representantes dos sete estados reforça a força da democracia brasileira.

“Nos estamos levantando aqui um ambiente muito apropriado para o nosso trabalho. Esse diálogo é fundamental para nós e é por isso que vamos discutir aqui Pacto Federativo, porque é fundamental que a gente compreenda o papel de cada ente da federação. Quando você tem líderes e governadores de diversos partidos, que se elegeram vinculados a diversas tendências em um ambiente tão polarizado, é importante que a gente mostre essa maturidade e união que estamos tendo em torno de temas que são conjunturais e estratégicos para o nosso país”, afirmou Casagrande.

Acontecendo pela primeira vez no Rio, o Cosud ocorrerá entre os dias 2 a 4 de março, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, trará discussões como saneamento, reforma tributária e pacto federativo entre os estados.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que boa parte do Brasil estava sendo representada no encontro desta quinta-feira, por conta da diversidade e tamanho dos estados que compõem o Cosud. O representante mineiro ainda afirmou que as regiões contribuem muito mais do que recebem.

Cosud terá conjunto de propostas

“Esse consórcio hoje representa cerca de 53% da população do Brasil, mais de 70% da economia e da produção e, com certeza, muito mais da arrecadação federal. Nós estamos aqui para termos trocas de experiências, cada Estado sabe fazer algo melhor do que os outros, e, principalmente, para levantarmos essa bandeira que o Brasil precisa de reformas”, discursou Zema.

No final do último dia de encontro, será apresentado um conjunto de propostas elaboradas para o desenvolvimento de políticas públicas integradas entre os estados, que será chamado de Carta do Rio de Janeiro.

Além dos chefes do executivo dos estados das regiões Sudeste e Sul e seus secretários, também estará prevista a participarão do Cosud o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia; o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o senador David Alcolumbre; entre outras autoridades.

As conferências do Consórcio de Integração Sul e Sudeste serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do Youtube do Governo do Rio.