Nas entrelinhas da notícia
Nas entrelinhas da notícia
Coluna

Cristianismo e sua relevância social

Na Coluna Nas Entrelinhas da Notícia desta semana o professor Hélvio Costa reflete sobre a mudança ética e moral que a conversão exige.

Compartilhe:
14 de maio de 2025
Cristianismo e sua relevância social
Nem todo bom cidadão necessariamente é cristão, mas todo cristão tem a obrigação moral de ser bom cidadão.

*Por Professor Hélvio Costa

Nem todo bom cidadão necessariamente é cristão, mas todo cristão tem a obrigação moral de ser bom cidadão. A conversão ao evangelho do Cristo demanda uma mudança completa de comportamento ético e moral, ou seja, um cristão deve não somente obedecer a Leis em perspectiva ética, mas também moral.
Ética no sentido de obedecer às Leis nacionais, como quando Jesus é perguntado sobre a licitude do pagamento dos tributos ao que Ele respondeu “dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. Notamos aqui a harmonia entre ética e moral.

Paulo nos exorta a sermos imitadores dele assim como ele foi imitador de Cristo e, imitar a Cristo significa ser como ele em seus atributos comunicáveis e um desses atributos que temos em parte, Ele o tem no todo, o amor.

Esse amor em perspectiva ética é encontrado na Constituição Federal inciso I do artigo 3º que trata de uma sociedade livre justa e solidária, tais ideais são encontrados em todos os ensinamentos do Cristo, e ao introduzir um novo mandamento que afirmando que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos corrobora para isso.

A Constituição Federal/88 é chamada constituição cidadã e porque não a chamar de constituição cristã, uma vez que seus princípios e fundamentos são encontrados na Bíblia Sagrada, como por exemplo o Art. 229 que afirma que os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

Fato claro também é a questão de que a criminalidade que a cada dia aumenta, não está em escala geométrica pelo fato de que as organizações religiosas buscam tirar das práticas criminosas, indivíduos que querem sair da vida do crime, por ainda terem uma consciência moral, mesmo que adormecida.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

/* */