Baixada Fluminense

Cultura e história da Costa Verde ganham destaque em exposições

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou neste sábado (12), o evento de encerramento da exposição “A Presença dos Africanos na Região da Costa Verde: Pérolas da Realeza”, que esteve em cartaz por três meses no Shopping PátioMix, em Itaguaí.

Além deste encerramento, o espaço segue celebrando a riqueza cultural da região com a abertura da nova exposição “Tuguyrape: Indígenas na Região da Costa Verde”, marcada para o dia 17 de abril. Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público, destacando as heranças africana e indígena na Costa Verde, entre Angra dos Reis e Paraty.

A mostra sobre a presença africana na região trouxe para Itaguaí um recorte da história dos Quilombos da Marambaia, Santa Justina e Santa Izabel, Santa Rita do Bracuí e Campinho da Independência. A programação conta apresentação musical de Bárbara Guerra e a leitura e poesia com Vânia Guerra, representantes do Quilombo da Marambaia.

Em 2024, o Centro de Memória também dedicou três meses à exposição “A Presença dos Japoneses na Costa Verde”, que destacou a contribuição da imigração japonesa para a formação cultural e econômica da região.

Celebrando a cultura indígena na Costa Verde

No dia 17 de abril, quinta-feira, a partir das 13h, será inaugurada a exposição “Tuguyrape: Indígenas na Região da Costa Verde”. O termo “Tuguyrape”, que significa “na corrente sanguínea”, foi escolhido para simbolizar a ligação profunda entre os povos indígenas e seus territórios. A mostra apresentará a história, cultura e os costumes dos povos Guarani e Pataxó, evidenciando sua conexão com o conceito do Corpo-Território — expressão que reflete a identidade e a luta desses povos pela preservação de suas terras.

A historiadora e pesquisadora da exposição, Ana Paula da Silva, destaca a importância da iniciativa: “O Rio de Janeiro, assim como todo o território brasileiro, é habitado por povos que falam diferentes línguas, sonham e vivem, segundo seus jeitos de ser e estar no mundo. Na região da Costa Verde, não é diferente. Ali, acarinhados pela Mata Atlântica e embalados pelas ondas do mar, vivem os Guarani Mbya e Pataxó. Encontrando formas de animar suas existências, eles lutam diariamente para manter seus territórios, práticas culturais, conhecimentos dos mais velhos e vencer as adversidades oriundas das relações, nem sempre amistosas, com a sociedade regional. Tuguyrape: Indígenas na Costa Verde é um convite para tornar mais visível as ricas culturas desses povos e para lembrar ao visitante que a Costa Verde sempre foi e será indígena”, conclui Ana Paula da Silva.

A programação do dia inclui coral indígena, pintura corporal, oficina de desenho, contação de histórias e brincadeiras tradicionais, proporcionando uma imersão na cultura indígena contemporânea. “Toda a curadoria foi construída com base nas narrativas das próprias aldeias, respeitando e validando suas perspectivas até a finalização dos conteúdos apresentados”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde está localizado na Rodovia Rio x Santos, SN, dentro do Shopping PátioMix, em Itaguaí. A entrada para as exposições é gratuita, oferecendo uma oportunidade para o público conhecer e valorizar as tradições culturais que seguem pulsando na Costa Verde.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 17/04

  • Coral Indígena
  • Pintura Corporal Indígena
  • Oficina Artesanato Indígena
  • Oficina de Desenho Indígena e Caricatura
  • Educativo: Visita Guiada
  • Palestra
  • Mostra audiovisual de curtas indígenas

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Treinamento com cães é reforçado em Petrópolis para buscas em deslizamentos

Com a proximidade do período mais chuvoso do ano, a Guarda Civil Municipal de Petrópolis,…

17 horas atrás

São Pedro da Aldeia inicia Plano Verão de Segurança 2025/2026

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, na última segunda-feira (15), o Plano Verão…

17 horas atrás

Consumidores seguem otimistas com a ceia de Natal apesar da alta de preços

Apesar da alta de preços registrada no fim de ano, consumidores seguem otimistas em relação…

20 horas atrás

Baile do Empresário 2025 homenageia empreendedores no Rio

O Baile do Empresário 2025 foi realizado nesta terça-feira (15), no Hotel Fairmont, em Copacabana,…

21 horas atrás

Lágrimas, bolacha com manteiga, uma guerra, Chico e Guimarães Rosa

Essa foto é uma homenagem a Haroldo Costa, que deixou esse mundo para ir encontrar…

1 dia atrás

Farmácia Central de Itaguaí passa a funcionar 24 horas por dia

A Farmácia Central de Itaguaí, na Baixada Fluminense, passou a operar 24 horas por dia,…

2 dias atrás