Categorias: Baixada Fluminense

Defesa Civil de Duque de Caxias cria núcleos comunitários em áreas consideradas de risco

A Superintendência de Defesa Civil de Duque de Caxias anunciou a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs, em áreas consideradas de risco nos quatro distritos do município da Baixada Fluminense.

Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e resposta, além de identificar situações de risco, principalmente em localidades sujeitas a inundações, enchentes e deslizamentos, o órgão pretende também aumentar o número de voluntários no município, cadastrando moradores pela Rede Brasileira de Voluntários (Rede Bravo).

A Defesa Civil municipal promove, durante todo o ano, cursos e treinamento de voluntários, além de ações preventivas em comunidades, unidades de ensino e empresas, passando orientações aos participantes no que se refere a eventos como inundações, enchentes, deslizamentos, incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Para se cadastrar como voluntário da Defesa Civil, o interessado deve acessar o site da Rede Bravo . Em seguida, clicar em “Seja Voluntário” e preencher com seus dados. Depois, acessar o botão “Deseja se vincular em qual rede”, selecionar a rede municipal, o estado e o grupo de proteção comunitária do seu bairro.

O município da Baixada Fluminense conta com mais de 10 mil voluntários cadastrados. Entre os grupos de apoio estão a Cruz Vermelha Brasileira, escoteiros, desbravadores, Associação de Paraquedistas do Brasil, Corpo de Bombeiro Voluntário, LBV, e o Grupo de Resgatistas.

Defesa Civil de Duque de Caxias quer ampliar os cadastrados no sistema de alerta

A Defesa Civil quer ampliar também o número de moradores cadastrados para receberem mensagens de alertas pelo telefone. Quem tiver interesse deve enviar mensagem por SMS para o número 40199, com o número do CEP.

Além dos alertas pelo telefone, a Defesa Civil, através de comunicados pela internet, pede aos moradores que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou os pontos de apoio localizados em igrejas, associações de moradores e escolas de cada distrito, e que liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

12 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

12 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

12 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

14 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

14 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

2 dias atrás