Banhistas devem prestar atenção nas sinalizações nas orlas. (Foto: Bernardo Gomes)
Com 46 quilômetros de costa litorânea, Maricá, no Leste Fluminense, é um destino mais que consagrado para quem quer curtir as orlas das praias e lagoas. Para evitar acidentes, é fundamental que os banhistas fiquem atentos à sinalização e respeitem a orientação dos guarda-vidas.
Atualmente, a Defesa Civil conta com 144 guarda-vidas estatutários e outros 118 contratados. Os agentes atuam no suporte aos banhistas todos os dias, das 08h às 17h. No verão e finais de semana, o trabalho se estende até o pôr do sol. Todos são capacitados para atuar nos trechos que não são cobertos pelos postos.
No total, são 22 postos fixos de atuação dos guarda-vidas. Outros 17 postos extras são instalados diariamente de acordo com a necessidade e fluxo de banhistas. Além das placas de sinalização, 250 bandeiras informam sobre os riscos nas praias e lagoas.
A Defesa Civil alerta que o banhista deve ficar atento às sinalizações com as bandeiras espalhadas pela orla. A vermelha indica há risco alto, a amarela risco médio e a verde risco baixo. Além disso, é importante acionar os agentes para informações sobre os pontos mais indicados para entrar no mar.
Em 2024, os agentes realizaram 261 resgates nas praias e lagoas. Os casos foram mais recorrentes justamente em janeiro. Naquele mês, os guarda-vidas atenderam 109 ocorrências.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Paulo Marinho Tenho um bom relacionamento com os Bolsonaros, mais estreito com Carlos, iniciado…
Você conhece o Alto Vidigal Brasil, restaurante e ponto turístico da Zona Sul do Rio…
O aumento do número de roubos de cargas foi pauta da reunião do Grupo de…
O Estado do Rio de Janeiro terá 1.127.175 famílias contempladas pelo programa Gás do Povo,…
O Rio de Janeiro abre, neste domingo (7), a 1ª Semana de Arte e Cultura,…
O Hospital Municipal de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, passou a contar com…