Defesa Civil alerta para riscos à saúde e recomendações para enfrentar o calor intenso. (Foto: Divulgação)
Desde o último domingo (16), Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, está em fase de calor intenso, com previsão de temperaturas superiores a 40°C e sensação térmica que pode chegar aos 50°C. Segundo a Defesa Civil do município, além do calor extremo, a umidade relativa do ar deve cair para abaixo dos 30% na terça-feira (18), agravando as condições climáticas.
As previsões indicam dias ensolarados e sem chuvas significativas, especialmente entre segunda-feira (17) e quarta-feira (19). Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a temperatura máxima prevista é de 39°C, com sensação térmica variando entre 41°C e 45°C. A baixa umidade e as altas temperaturas podem afetar a saúde da população, aumentando o risco de desidratação e outras complicações relacionadas ao calor.
Diante desse cenário, a Defesa Civil de Nova Iguaçu orienta os moradores a redobrarem os cuidados. Entre as principais recomendações estão a hidratação constante, evitando a exposição ao sol entre 10h e 17h e buscando locais frescos ou sombreados. Outra medida importante é umidificar os ambientes internos com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
“Nos próximos dias, Nova Iguaçu deve enfrentar temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar a 41°C. As altas temperaturas podem acarretar diversos impactos à saúde e ao bem-estar dos moradores”, afirmou Jorge Lopes, secretário de Defesa Civil do município. Ele reforça a importância das medidas preventivas, como evitar exposição direta ao sol nos horários de pico e manter-se hidratado.
A Prefeitura de Nova Iguaçu também adotou medidas para minimizar os impactos do calor intenso. Entre elas, está a liberação do uso de bermudas para servidores municipais durante o expediente, além de motoristas de táxis, vans e kombis credenciadas, bem como motoristas e trocadores de ônibus. A liberação vale até o dia 31 de março.
O calor intenso afeta cada pessoa de maneira diferente, dependendo de fatores como localização, vestuário e condições ambientais. Segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), as temperaturas entre 27°C e 32°C podem causar fadiga após exposição prolongada. Entre 32°C e 41°C, há necessidade de cuidado extremo. Temperaturas entre 41°C e 54°C representam risco elevado de hipertermia e câimbras. Acima de 54°C, a situação é considerada de perigo extremo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Grupo Código, referência cultural de Japeri,na Baixada Fluminense, comemora duas décadas de trajetória com…
A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…
O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…
Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…
No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…
Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…