Norte Fluminense

Descoberta da Bacia de Campos completa 50 anos

Há 50 anos e a 124 metros de profundidade foi descoberto o primeiro campo com volume comercial da Bacia de Campos, no Norte Fluminense. Atualmente, são cerca de 100 mil metros quadrados e expectativa de US$ 22 bilhões em investimentos pela Petrobras nos próximos anos.

Segundo a Pré-Sal Petróleo S/A, empresa pública federal, após o campo Garoupa, vieram o de Namorado, em 1976, e o de Enchova. Este último foi em 1977 e marcou o início da produção comercial offshore. O processo de expansão seguiu em 1984. Naquele ano, o primeiro grande campo em águas profundas do Brasil foi descoberto e recebeu o nome de Albacora. 

Outros campos da mesma proporção começaram a ser explorados nos anos seguintes. Marlim, Roncador, Barracuda e Caratinga são exemplos.

Formação da Bacia aconteceu há 100 milhões de anos

A Bacia de Campos começa na Região dos Lagos, na altura de Arraial do Cabo, e prossegue até Vitória, capital do Espírito Santo. No território capixaba estão campos de grande porte como os Jubarte e Cachalote, em uma área conhecida como “Parque das Baleias”.

A Pré-Sal Petróleo S/A estima que a formação aconteceu há 100 milhões de anos. O órgão, que é ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME), explica que o processo ocorreu através da separação dos continentes sul-americano e africano. Esse movimento formou uma espécie de “aterro natural”, composto por sedimentos liberados no Oceano Atlântico.

Petrobras estima investimentos até 2028

Em contato com o Conexão Fluminense, a empresa brasileira afirmou que pretende investir cerca de US$ 22 bilhões na Bacia de Campos, que já acumula a produção de mais de 14 bilhões de barris de óleo e gás. Os recursos serão direcionados para revitalização.

De acordo com a Petrobras, são aproximadamente 60 mil trabalhadores, sendo 7.175 empregados próprios. “O impacto na região abrange a geração de empregos diretos e indiretos, o fomento da indústria e do comércio, o desenvolvimento técnico e científico, bem como a atuação em 14 projetos socioambientais, que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico dos 17 municípios abrangidos pela bacia”, destacou.

A empresa ressaltou ainda que a Bacia de Campos é responsável por aproximadamente 20% da produção própria de petróleo e gás da Petrobras. É por este contexto que cidades desta área abrigam unidades de grande parte da cadeia produtiva que envolve a indústria. Nos locais atuam empresas de exploração e produção, processamento de Gás Natural, geração de energia Elétrica e sistemas submarinos e poços.

Investimentos da Petrobras na Bacia de Campos geram expectativas

Uma das cidades mais beneficiadas pela exploração é Macaé, com cerca de 245 mil habitantes. A cidade abriga, por exemplo, a Base de Apoio Offshore (BMAC). É o único porto próprio da Petrobras para atendimento à logística de suporte à rotina e aos projetos especializados de ancoragem das plataformas de toda companhia. 

Desde 1991, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra evolução no Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM). O crescimento acontece, em grande parte, junto com a consolidação do volume de recursos destinados a prefeitura via royalties.

A expectativa da cidade com o plano de revitalização é que a Bacia de Campos reassuma o protagonismo de produção no mercado offshore brasileiro. O anseio é que o ambiente volte a ser semelhante à década de 70.

“A decisão da Petrobras em ampliar os investimentos na Bacia de Campos eleva a capacidade de Macaé em atrair investimentos, gerar oportunidades e mais empregos. Nós preparamos a cidade para viver este novo ciclo de desenvolvimento a partir do potencial do petróleo, do gás e da energia. E, sem dúvidas, somos hoje o município melhor preparado para oferecer todo o suporte necessário para o mercado offshore se expandir, e sustentar o crescimento do Estado e do país”, avalia o prefeito Welberth Rezende.

A prefeitura informa que, em 2021, Macaé atingiu a marca de mais de 35 mil novos postos de trabalho em quatro anos. No mesmo período, diversas obras de infraestrutura foram executadas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 
 

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

3 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

19 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás