Vista aérea da Baixada Fluminense com foco em Nova Iguaçu. Crédito: Reprodução
O Dia da Baixada Fluminense é celebrado, desde de 2001, em 30 de abril. Mas, afinal, qual o motivo da escolha desta data? Será o aniversário de fundação de alguma cidade? Será o dia de descoberta de algum tesouro? Será petróleo? Para dar uma dica, nesta data também é celebrado o Dia do Ferroviário.
Vamos, então, ao que interessa. Em 30 de abril de 1854, o Brasil vivia o Segundo Reinado sob um intenso processo de industrialização que tinha como protagonista o Barão de Mauá. Mas como desenvolver um país de dimensão continental em um tempo que o automóvel moderno nem tinha sido criado?
Trem. Essa é a resposta. E por isso o Segundo Reinado foi o tempo onde começaram a se desenvolver as ferrovias no Brasil. A pioneira delas, batizada Estrada de Ferro Petrópolis, foi inaugurada em 30 de abril de 1854 e tinha como objetivo ligar o porto de Mauá à cidade imperial, fato que só aconteceria décadas depois.
O trecho inaugurado em 1854 ligava o Porto de Mauá, onde hoje está localizado o bairro de Piabetá, em Magé, Baixada Fluminense, ao pé da serra de Petrópolis. Eram 14 quilômetros que passavam pela estação da Guia de Pacopaíba, em Magé, a primeira estação ferroviária do Brasil.
Fica claro, portanto, a importância da região da Baixada Fluminense para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil. Mas é preciso ressaltar que a história da região que recebe este nome por sua característica de relevo, sendo uma grande planície cercada de montanhas.
Desde o início das atividades econômicas na Baixada Fluminense a cidade construiu uma relação direta com a cidade do Rio de Janeiro com a produção de alimentos para a capital e servindo como área de passagem do ouro que vinha de Minas Gerais para o porto carioca.
De lá para cá caminhos foram construídos para fazer essa engrenagem Capital-Baixada rodar cada vez mais rápidos e com isso as cidades foram se desenvolvendo no entorno das vias e dos pontos econômicos mais desenvolvidos.
Fundada em 1833, muito antes da criação da pioneira ferrovia, a cidade de Nova Iguaçu é a grande mãe de todos os municípios da Baixada Fluminense, sendo, inclusive, uma das mais antigas da Região Metropolitana do Rio. Com o passar dos anos, as localidades dentro do extenso município se desenvolveram e galgaram independência para formar o que temos atualmente.
Com óbvios e claros problemas de segurança pública e outras questões ligada à urbanização desordenada, a Baixada Fluminense com seus treze municípios (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) se transformou em um polo de produção industrial e comercial imprescindível para a economia do Rio de Janeiro.
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