Opinião

Dia do Comerciante: motivos para comemorar

*Por Aldo Gonçalves

No dia 16 de julho celebra-se o Dia do Comerciante, fruto da Lei nº 2.048, que homenageia o nascimento do patrono do comércio brasileiro, José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. Intelectual complexo, economista, jurista, administrador público e senador baiano nomeado por D. Pedro I, Barão e Visconde de Cairu destacou-se na primeira metade do Século XIX pela orientação da política econômica do Império com algumas posições políticas contraditórias.

No entanto, a partir do conhecimento de A Riqueza das Nações, de Adam Smith, e de outros autores liberais, Silva Lisboa tornou-se entusiasta das ideias passando a apregoar a importância do livre comércio e seus efeitos para o benefício da economia no tocante às fases de formação, distribuição e consumo das riquezas.

Na defesa dos princípios do livre comércio, Silva Lisboa defendeu a abertura dos portos às nações amigas, bem como combateu privilégios e monopólios que existiam no comércio exterior brasileiro, defendendo a liberdade de concorrência.

Segundo pesquisadores, seus pensamentos e atos sugerem que tenha sido o primeiro economista brasileiro, o introdutor da economia política e fundador da ciência econômica brasileira.

A comemoração do dia do Comerciante em 16 de julho é o reconhecimento oficial da importância do esforço hercúleo do empresário do comércio no desenvolvimento da economia nacional ao levar a produção de bens da agropecuária e indústria até o consumidor final.

Através desse trabalho árduo e incessante, a movimentação do trabalho do comerciante destina-se a atender aos interesses dos consumidores, levando-os bem-estar.

Para este fim o empresário emprega recursos produtivos, utiliza intensivamente o fator mão de obra, gera renda e paga impostos, numa dedicação diária para criar satisfação às famílias nos mais diversos e longínquos recantos.

A atividade comercial fortalece a economia; sua expansão constitui causa e efeito do crescimento; podendo ser reconhecida como força motriz para a geração de novos negócios, aumento do emprego e da renda, refletindo como corolário a melhor qualidade de vida e a riqueza da população.

A participação do comércio no PIB brasileiro oscila em 7,0%, algo perto de R$ 820 bilhões /ano de criação de riquezas. Do estoque acima de 48 milhões de trabalhadores com carteira assinada, responde por 10,4 milhões, cerca de 20% aproximadamente. Consequentemente, de cada dez empregados, dois estão nas inúmeras atividades comerciais, cujas empresas do varejo somam mais de 2,2 milhões de unidades produtivas.

Isso significa enorme contingente de empresários, trabalhadores e suas famílias dependem da evolução do setor, cujo sucesso, por outro lado, é função do nível de demanda das empresas e do consumo das famílias com o produto gerado pelos setores primário e secundário.

A data comemorativa do Comerciante em 2025 serve para renovar a defesa dos mesmos princípios apregoados à época do Visconde de Cairu, indicando a atemporalidade das suas ideias e ideais.

Também, destina-se para o posicionamento contra o nível da carga tributária, o patamar de juros, a burocracia e toda forma de emolumento e barreira que atrapalha a fluidez do desempenho empresarial na busca pelo rendimento do seu negócio.

Com isso, o setor deve apoiar medidas que venham modernizar a economia, como a reforma administrativa e o ajuste fiscal através da diminuição de gastos, de sorte que a estabilidade torne-se perene e que os rumos da economia brasileira deem-se sobre bases sustentáveis.


Aldo Gonçalves é presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Louzieh vai de Halloween

Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…

2 dias atrás

Capacitação em Angra forma profissionais do setor nuclear

Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…

2 dias atrás

Novo Refis é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…

2 dias atrás

Japeri e Caixa Econômica alinham novos projetos e investimentos

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…

2 dias atrás

Benedita ou Neguinho?

Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…

2 dias atrás

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

3 dias atrás