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Dia dos Namorados: Lojistas cariocas esperam vender 4% a mais

Pesquisa CDL-Rio e SindilojasRio mostra ticket médio, artigos mais procurados e investimentos feitos pelos lojistas para o Dia dos Namorados.

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06 de junho de 2023
Dia dos Namorados: Lojistas cariocas esperam vender 4% a mais
Pesquisa mostra que o ticket médio de gasto no Dia dos Namorados deve ser de R$ 180,00

O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro estima um crescimento de 4% nas vendas no Dia dos Namorados em relação ao ano passado, a terceira maior data comemorativa do setor depois do Natal e do Dia das Mães. É o que mostra a pesquisa Expectativa de Vendas para o Dia dos Namorados, realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu cerca de 300 lojistas.

Roupas esportivas, agasalhos de frio, calçados (tenis), bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes, lingerie, smartphone, produtos de beleza e flores devem ser os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados.

Segundo a pesquisa, os lojistas também estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 180,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, Pix, crediário e dinheiro.

Desempenho liga alerta para o Dia dos Namorados

Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, disse que mesmo com essa expectativa de crescimento os lojistas acenderam a luz amarela por causa do baixo desempenho das vendas no Dia das Mães. Ainda assim, para estimular os consumidores, os lojistas criaram uma série de ações, entre elas promocão, facilidades de pagamento e desconto no total das compras”, diz.

Ele lembra também que o comércio continua a ser impactado pelo desemprego, pela escalada da violência e pelo aumento da desordem urbana que tomou conta da capital em níveis alarmantes.

Em relação as vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais as lojas da Zona Sul (29%) serão as que mais venderão, seguidas da Zona Norte (27%), Centro (+23%) e Zona Oeste (21%).