Economia

Dia dos Pais: itens consumidos registram aumento de até 69%

No próximo domingo (11) é comemorado o Dia dos Pais. A data é uma das mais importantes para a comércio, junto a comemorações como o Dia das Mães, Namorados e Natal. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 110 milhões de brasileiros devem comprar algum presente para os pais.

A previsão é que R$ 25 bilhões sejam movimentados na economia nacional. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que somente na economia do Rio de Janeiro a movimentação chegue a R$ 681 milhões. Isso representa um avanço de 5,6% das vendas no estado, em relação à mesma data de 2023.

Segundo a pesquisa da CNDL, 47% dos consumidores pretendem presentear os pais com roupas e 35% darão perfumes e cosméticos como presente; e em terceiro lugar. Já 27% dos pais devem ganhar calçados.

Compras pela internet dominam para Dia dos Pais

 A economista,  Nadja Heiderich, pesquisou a inflação acumulada dos últimos 12 meses até junho de 2024, calculada pelo IBGE. Ela analisou alimentos para churrasco, carnes, bebidas alcoólicas, presentes e entretenimento. A especialista observou mudanças significativas nos preços de produtos e serviços populares no Dia dos Pais em todo o Brasil.

“Os consumidores que se programam e buscam economizar na compra, costumam optar pelas compras online. Já quem opta por compras em lojas físicas pode encarar pequenas variações no preço, sobretudo se deixar a compra para a última hora”, alerta a economista da FECAP.

Churrasco mais caro para Dia dos Pais

Os itens básicos para um churrasco mostraram variações consideráveis na inflação. O arroz teve um aumento de 30,13%, a batata-inglesa subiu 69,90%, o tomate aumentou 19,98%, e a cenoura registrou uma inflação de 27,13%.

A cerveja, bebida tradicional nos churrascos, apresentou um aumento de 5,96%. Outras bebidas alcoólicas subiram ainda mais, registrando um aumento de 11,14%.

O cenário é positivo, por sua vez entre as carnes essenciais para o churrasco. Elas tiveram uma deflação significativa. O contrafilé caiu 5,64%, a alcatra teve uma redução de 6,67%, e a picanha diminuiu 4,99%.

Para quem prefere celebrar fora de casa, a alimentação fora do domicílio teve uma inflação de 4,24%.

Só eletroeletrônicos registraram queda no preça para Dia dos Pais

Os preços dos presentes e das opções de entretenimento também apresentaram variações. Os aparelhos eletroeletrônicos tiveram uma deflação de 0,90%. As roupas masculinas subiram 2,96%, sapatos masculinos aumentaram 1,99%, e relógios de pulso tiveram uma inflação de 1,94%. Perfumes subiram 3,28%. Já as saídas para cinema, teatro e concertos registraram um aumento de 4,23%.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Carlos Augusto lidera com 28 pontos na disputa em Rio das Ostras

Uma pesquisa, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas no último dia 13 mostra Carlos Augusto (PL)…

2 horas atrás

Cartórios de Imóveis realizam quase meio milhão de atos online no RJ

Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro registraram, no primeiro…

2 horas atrás

Villarreal fecha parceria com Resende e tem homenagem no Cristo

O Cristo Redentor se iluminou de amarelo para celebrar a nova parceria entre o clube…

2 horas atrás

Mutirão de mamografia e ultrassonografia em Vassouras

A cidade de Vassouras, no Sul Fluminense, receberá, na próxima semana, o Mamógrafo Móvel da…

4 horas atrás

Resumo do livro “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino

Por Juedir Teixeira* Tem determinadas obras que nunca envelhecem "O Maior Vendedor do Mundo" é…

4 horas atrás

TRE-RJ anuncia transporte público gratuito nos dias de eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que o transporte público será…

4 horas atrás