Leste Fluminense
Mobilidade Sustentável

Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Maricá

Cidade ampliou tempo de uso das bicicletas compartilhadas e destacou tarifa zero nos ônibus municipais.

Compartilhe:
26 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Maricá
Iniciativas reduzem emissão de carbono e estimulam mobilidade alternativa. (Foto: Bianca Chaboudet/G1)

Em Maricá, no Leste Fluminense, o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na última segunda-feira (22), foi marcado por ações voltadas à mobilidade sustentável, como o sistema de bicicletas compartilhadas e a tarifa zero nos ônibus municipais.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o impacto do uso excessivo de veículos movidos a combustíveis fósseis. Segundo o Instituto Ethos, um carro emite em média 16 toneladas de gás carbônico por ano, um dos principais causadores do efeito estufa.

Mais tempo para usar as bicicletas compartilhadas no Dia Mundial Sem Carro

Para marcar a ocasião, o município ampliou o tempo de utilização das bicicletas compartilhadas, permitindo o uso por até duas horas consecutivas — tempo normalmente liberado apenas em fins de semana e feriados. Nos dias úteis, a regra habitual limita a uma hora de uso, com possibilidade de retirada de outra bicicleta após 15 minutos.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte (EPT), cerca de 6% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. O aplicativo registra diariamente mais de 900 usuários e a cidade conta atualmente com 83 km de ciclovias distribuídas pelos quatro distritos. Desde o início do programa, em 2021, o uso das bikes já evitou a emissão de 404 toneladas de carbono.

Além das bicicletas, o sistema de ônibus municipais com tarifa zero é outro destaque da cidade. Aproximadamente 130 mil passageiros utilizam diariamente o transporte público gratuito, contribuindo para a diminuição do número de automóveis em circulação.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */