Leste Fluminense
Evento

Dia Nacional da Juventude reúne 10 mil católicos em Barra de Maricá

Evento contou com missa, adoração, confissões e show da comunidade Colo de Deus.

Compartilhe:
15 de outubro de 2024
Sara Oliveira
Dia Nacional da Juventude reúne 10 mil católicos em Barra de Maricá
Atividades incluíram missa solene, confissões, adoração, brincadeiras e terminou com show da comunidade Colo de Deus. (Foto: Bernardo Gomes)

Aproximadamente 10 mil católicos participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ), celebrado no último domingo (13), na Barra de Maricá, em um evento organizado pela Arquidiocese de Niterói com apoio da Secretaria de Assuntos Religiosos do município. A maioria dos presentes eram jovens e adolescentes de diversas paróquias do Leste Fluminense e da Região dos Lagos.

O encontro contou com uma programação variada que incluiu momentos de adoração, brincadeiras, confissões e uma missa solene presidida pelo arcebispo de Niterói, dom José Francisco, com a participação do bispo emérito, dom Alano Maria Pena. O evento foi encerrado com um show da comunidade Colo de Deus.

Desde as primeiras horas do dia, o espaço de eventos da Avenida João Saldanha foi palco de uma intensa movimentação, com atividades que se estenderam até a noite. No local, foi montada uma grande tenda que abrigou as celebrações e uma área destinada a confissões. A missa, um dos momentos mais aguardados, foi conduzida por dom José Francisco, que exaltou a presença massiva da juventude, destacando o papel fundamental dos jovens na renovação da fé católica.

“Este é um mundo de muitos desafios para eles, como muita gente dizendo inclusive que Deus não existe ou que não se precisa dele. Hoje eles estão mostrando que eles e todos nós temos, sim, necessidade da presença de Jesus em nossas vidas como esperança para o mundo”, afirmou o arcebispo. Ele também alertou sobre as armadilhas que cercam os jovens, especialmente através dos meios de comunicação, e os encorajou a não perderem a esperança que vem da fé. “Não deixem que nada lhes roube as esperança que Jesus dá a vocês”, pontuou.

Objetivo do Dia Nacional da Juventude é também movimentar os jovens da região

O secretário de Assuntos Religiosos de Maricá, Jessé Paz, também esteve presente e destacou a importância de eventos religiosos para a juventude da cidade. “Para além disso, outro importante prisma desse evento é o de movimentar os jovens no sentido de fazê-los se aproximarem da espiritualidade, algo que deve ser cada vez mais estimulado. Nesse sentido, qualquer manifestação religiosa conta com nosso apoio em Maricá”, disse.

O Dia Nacional da Juventude é celebrado anualmente no Brasil desde 1985, sempre no mês de outubro, e tem como objetivo fortalecer a espiritualidade e a participação da juventude na Igreja Católica. O evento deste ano reforçou o papel dos jovens como protagonistas na renovação da fé.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.