A corrida eleitoral em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começa oficialmente nesta sexta-feira (16), quando os candidatos poderão dar início às suas campanhas. O cenário eleitoral promete ser disputado, com seis candidatos já confirmados para concorrer à prefeitura. O desenho da corrida eleitoral mostra a surpresa do crescimento nas pesquisas do empresário Clébio Jacaré, que se tornou o favorito.
A Justiça Eleitoral permite o início das campanhas eleitorais a partir do dia 16 de agosto, após o encerramento do prazo para o registro oficial das candidaturas. Até essa data, qualquer propaganda ou manifestação que contenha pedido explícito de voto pode ser considerada ilegal e sujeita a penalidades.
A propaganda gratuita no rádio e na TV está autorizada a partir de 30 de agosto e será encerrada no dia 3 de outubro. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro.
Conheça os candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu
Clébio Lopes Jacaré (União Brasil), empresário de 55 anos, é presidente do União Brasil em Nova Iguaçu. Jacaré tem uma trajetória no setor empresarial e entrou na política em 2018. Na convenção partidária em que confirmou sua candidatura ao Executivo, Jacaré reuniu mais de 20 mil pessoas em um galpão na cidade, sendo um dos destaques na corrida eleitoral.
Aluísio Gama de Souza (PSB), de 79 anos, é um veterano da política local e nacional. Com uma carreira que começou em 1974, Gama já foi deputado estadual, secretário do governo do Estado, prefeito de Nova Iguaçu e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Sua trajetória é marcada por uma longa experiência administrativa e política.
Dudu Reina (Progressistas), de 44 anos, é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Esta é a primeira vez que Reina disputa uma eleição majoritária, contando com o apoio do atual prefeito Rogerio Lisboa.
Iza Dutra (Novo), sargento da Polícia Militar e engenheira civil, tem 36 anos. Em sua primeira eleição em 2022, ela não conseguiu ser eleita como deputada estadual, mas agora tenta a Prefeitura de Nova Iguaçu.
Leonardo Mazzutti (Rede), advogado de 44 anos, tem uma carreira voltada para o Direito Eleitoral e é sócio fundador de um escritório de advocacia em Nova Iguaçu. Ele já disputou eleições em 2008, mas também não conseguiu se eleger.
Tuninho da Padaria (PT), de 60 anos, é empresário e ex-secretário durante a gestão de Lindbergh Farias em Nova Iguaçu. Tuninho tenta, mais uma vez, ocupar um cargo eletivo na cidade.
Com as eleições marcadas para 6 de outubro, os eleitores de Nova Iguaçu terão a tarefa de decidir quem será o próximo prefeito entre esses seis candidatos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.