Produzido pela Muda Cultural, o filme acompanha a trajetória de cooperativas de reciclagem na Baixada Fluminense e costura histórias de soberania e re-existência. (Foto: Vira Filmes)
Segundo o Mapeamento dos Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro, da Firjan, mais de 2,5 milhões de toneladas de materiais recicláveis são desperdiçadas anualmente no Estado. A perda representa cerca de R$2,6 bilhões por ano em insumos que poderiam gerar emprego, renda e fortalecer a economia circular. Em vez disso, grande parte desses resíduos ainda é destinada a aterros sanitários ou lixões ativos. Diante desse cenário, o documentário “Recicladores” chega para dar visibilidade aos profissionais que sustentam a cadeia da reciclagem.
Realizado pela Muda Cultural, o filme de média-metragem retrata a atuação de cooperativas da Baixada Fluminense e evidencia o impacto ambiental e social do trabalho dos catadores. Entre os personagens centrais, está Edson Freitas, liderança histórica e representante da ONG Ecco Vida, que há mais de 25 anos atua na defesa da categoria e na promoção da inclusão social por meio da reciclagem.
“O documentário nasce da necessidade de reconhecer os catadores como protagonistas da cadeia produtiva da economia circular. São pessoas que, na maioria das vezes invisibilizadas, sustentam uma cadeia essencial para o meio ambiente”, afirma Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.
Com direção de Thaisa Gazelli e produção da Vira Filmes, as gravações ocorreram em diferentes cidades e bairros do estado, como Maricá, Duque de Caxias, Caju e Realengo. O filme registra a rotina das cooperativas, suas frentes de atuação e os bastidores que evidenciam a relação entre sustentabilidade e cidadania.
A pré-estreia aconteceu em 25 de novembro, no Cinema Estação NET Rio, com entrada gratuita, seguida de uma roda de conversa mediada por Gustavo Soares, da Muda Cultural, com participação de Edson Freitas e Thaisa Gazelli. Após o lançamento, o documentário segue para sessões gratuitas entre 26 de novembro e 2 de dezembro, em espaços públicos e instituições educacionais, sempre acompanhadas de debates. A obra também ficará disponível no YouTube da Muda Cultural e será distribuída em DVD para escolas e organizações do terceiro setor.
Com cerca de 30 minutos, “Recicladores” apresenta histórias de trabalhadores que transformam resíduos em fonte de renda e ferramenta de transformação social, apostando em uma estética que une urbanidade periférica, olhar comunitário e força do trabalho coletivo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Guapimirim, na Baixada Fluminense, se prepara para um dos períodos mais especiais…
A Prefeitura de Itaguaí, na Baixada Fluminense, lançou nesta sexta-feira (5) o Programa Especial de…
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na última quinta-feira (4) os Hospitais Federais do…
*Por Paulo Marinho O mais atento especialista do ramo, cuja perfeição mexe com o público…
Até 7 de dezembro, o Dois de Fevereiro, restaurante do chef João Diamante, promove uma…
Por Nelson Lopes Sempre polêmico, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, disse ser…