Baixada Fluminense
Duque de Caxias

Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, celebra 18 anos

Tarde cultural celebra 18º aniversário da biblioteca municipal que dispõe de um acervo com 12 mil exemplares de livros e cerca de 5 mil gibis.

Compartilhe:
29 de setembro de 2022
Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, celebra 18 anos
Estudantes participaram de tarde cultural na Biblioteca Municipal Leonel Brizola, cuja gestão é da prefeitura. Crédito: Gabi Pereira / SMCT DC

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, comemorou na terça-feira (27) os 18 anos de atividades da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que fica na Praça do Pacificador, no Centro do município. Para celebrar a data, a prefeitura municipal organizou uma tarde cultural.

Aberto com a palavra da secretária municipal de Turismo, Lídia Malafaia, o evento reuniu alunos de seis escolas públicas do município, além de amigos e colaboradores. Os estudantes participaram de oficinas de desenho e mangá, oficina de marcadores, oficina de bonecas Abayomi, contação de história, confecção de caricaturas e apresentação teatral.

A secretária parabenizou a equipe da Biblioteca pelo empenho e agradeceu a participação das escolas municipais Barão do Amapá, Márcio Fiat, Tancredo Neves, Coração de Jesus, Santo Isidro e Parque Capivari.

A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola foi fundada em 27 de setembro de 2004 e, junto com o Teatro Raul Cortez, integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, Centro da Cidade de Duque de Caxias.

Acervo da Biblioteca municipal

Fundada em 27 de setembro de 2004, a Biblioteca Municipal dispõe de um acervo com 12 mil exemplares e cerca de 5 mil gibis nacionais e internacionais, no espaço da Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, que registra um dos maiores acervos em gibiteca pública em todo o Estado.

Além disso, a Biblioteca que junto ao Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemeyer, também disponibiliza outros serviços, como a utilização do espaço para atividades culturais, recepção de escolas, eventos literários, cursos, oficinas, clubes de leitura, entre outros.

O coordenador da Biblioteca Gov. Leonel Brizola, Keison Mamud, falou sobre os 18 anos de atividades e da importância da biblioteca para a cultura. “A importância deste espaço é muito mais amplo do que apenas fornecer literatura. Trabalhamos e produzimos atividades também pensando em possibilitar o acesso ao lazer e entretenimento gratuito a todos que circulam por essa área central da cidade”.