A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, comemorou na terça-feira (27) os 18 anos de atividades da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que fica na Praça do Pacificador, no Centro do município. Para celebrar a data, a prefeitura municipal organizou uma tarde cultural.
Aberto com a palavra da secretária municipal de Turismo, Lídia Malafaia, o evento reuniu alunos de seis escolas públicas do município, além de amigos e colaboradores. Os estudantes participaram de oficinas de desenho e mangá, oficina de marcadores, oficina de bonecas Abayomi, contação de história, confecção de caricaturas e apresentação teatral.
A secretária parabenizou a equipe da Biblioteca pelo empenho e agradeceu a participação das escolas municipais Barão do Amapá, Márcio Fiat, Tancredo Neves, Coração de Jesus, Santo Isidro e Parque Capivari.
A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola foi fundada em 27 de setembro de 2004 e, junto com o Teatro Raul Cortez, integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, Centro da Cidade de Duque de Caxias.
Acervo da Biblioteca municipal
Fundada em 27 de setembro de 2004, a Biblioteca Municipal dispõe de um acervo com 12 mil exemplares e cerca de 5 mil gibis nacionais e internacionais, no espaço da Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, que registra um dos maiores acervos em gibiteca pública em todo o Estado.
Além disso, a Biblioteca que junto ao Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemeyer, também disponibiliza outros serviços, como a utilização do espaço para atividades culturais, recepção de escolas, eventos literários, cursos, oficinas, clubes de leitura, entre outros.
O coordenador da Biblioteca Gov. Leonel Brizola, Keison Mamud, falou sobre os 18 anos de atividades e da importância da biblioteca para a cultura. “A importância deste espaço é muito mais amplo do que apenas fornecer literatura. Trabalhamos e produzimos atividades também pensando em possibilitar o acesso ao lazer e entretenimento gratuito a todos que circulam por essa área central da cidade”.