Os recentes episódios de violência em escolas pelo país gerou preocupações aos vereadores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, respeito da segurança nas escolas. Os parlamentares se manifestaram sobre o assunto durante a última sessão plenária na Câmara Municipal, presidida por Celso do Alba (MDB).
Os vereadores reforçaram a necessidade de medidas de segurança nas escolas do município, como o fortalecimento e integração das polícias, Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança Pública para evitar que as tragédias se repitam.
O vereador Michel Vila Nova (PSDB) sugeriu a convocação de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a segurança nas escolas. Ele também fez um apelo para que os pais prestem atenção em seus filhos e verifiquem constantemente suas redes sociais e mochilas, procurando ajuda médica ou de segurança quando necessário.
A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) destacou o papel do vereador em situações como essas. “Tenho recebido várias ligações de donos de escolas e diretores das escolas públicas que estão muito preocupados com as nossas crianças”, afirmou. Claudio Thomaz (União Brasil) complementou afirmando que o secretário municipal de Segurança já trabalha para aumentar a ronda escolar e dar mais segurança aos alunos.
Nivan Almeida destacou a Lei nº 1.762/03, de sua autoria, que trata da saúde e da segurança nas escolas. “Ela precisa ser exercitada pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação com seminários, oficinas etc. na Rede Municipal, a fim de trazer soluções às demandas da comunidade escolar e dos professores”, disse.
O vereador Alex Freitas (SD) solicitou o aumento do efetivo da Guarda Municipal por meio de um concurso público, para garantir a segurança dos alunos nas escolas.
Na sessão plenária de 11/04, o vereador Alex Freitas parabenizou o ministro da Previdência Social por reduzir a taxa cobrada dos beneficiários do INSS e solicitou ao prefeito para seguir o mesmo modelo para reduzir a taxa de juros dos bancos para os servidores públicos aposentados. Ele também reiterou proposições para revitalizar as estações da Supervia, dar espaço aos artistas locais e buscar soluções para os problemas de transporte.
Já o vereador Junior Uios destacou os avanços na saúde do município e agradeceu ao prefeito e deputados pelas emendas importantes. Ele também elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Esportes em ativar as piscinas abandonadas. Além disso, a Câmara aprovou dois Projetos de Lei e quatro Projetos de Decretos Legislativos concedendo títulos e medalhas a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do município.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…