Segurança nas escolas é tema de debate na Câmara Municipal de Duque de Caxias

Os recentes episódios de violência em escolas pelo país gerou preocupações aos vereadores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, respeito da segurança nas escolas. Os parlamentares se manifestaram sobre o assunto durante a última sessão plenária na Câmara Municipal, presidida por Celso do Alba (MDB).

Os vereadores reforçaram a necessidade de medidas de segurança nas escolas do município, como o fortalecimento e integração das polícias, Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança Pública para evitar que as tragédias se repitam.

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) sugeriu a convocação de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a segurança nas escolas. Ele também fez um apelo para que os pais prestem atenção em seus filhos e verifiquem constantemente suas redes sociais e mochilas, procurando ajuda médica ou de segurança quando necessário.

Papel do vereador na garantia da segurança nas escolas

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) destacou o papel do vereador em situações como essas. “Tenho recebido várias ligações de donos de escolas e diretores das escolas públicas que estão muito preocupados com as nossas crianças”, afirmou. Claudio Thomaz (União Brasil) complementou afirmando que o secretário municipal de Segurança já trabalha para aumentar a ronda escolar e dar mais segurança aos alunos.

Nivan Almeida destacou a Lei nº 1.762/03, de sua autoria, que trata da saúde e da segurança nas escolas. “Ela precisa ser exercitada pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação com seminários, oficinas etc. na Rede Municipal, a fim de trazer soluções às demandas da comunidade escolar e dos professores”, disse.

O vereador Alex Freitas (SD) solicitou o aumento do efetivo da Guarda Municipal por meio de um concurso público, para garantir a segurança dos alunos nas escolas.

Outros assuntos em pauta

Na sessão plenária de 11/04, o vereador Alex Freitas parabenizou o ministro da Previdência Social por reduzir a taxa cobrada dos beneficiários do INSS e solicitou ao prefeito para seguir o mesmo modelo para reduzir a taxa de juros dos bancos para os servidores públicos aposentados. Ele também reiterou proposições para revitalizar as estações da Supervia, dar espaço aos artistas locais e buscar soluções para os problemas de transporte.

Já o vereador Junior Uios destacou os avanços na saúde do município e agradeceu ao prefeito e deputados pelas emendas importantes. Ele também elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Esportes em ativar as piscinas abandonadas. Além disso, a Câmara aprovou dois Projetos de Lei e quatro Projetos de Decretos Legislativos concedendo títulos e medalhas a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do município.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

5 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

5 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

6 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

7 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

7 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

8 horas atrás