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Dia das Mães: Comércio carioca espera primeiro resultado positivo do período pós-pandemia

O Dia das Mães, que depois do Natal é a maior data comemorativa para comércio, influencia a expectativa dos comerciantes cariocas. Pesquisa feita pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) mostra que 71% dos comerciantes da capital fluminense estimam vender 5% a mais no Dia das Mães, que promete ser primeira data com alta de vendas desde a pandemia.

A pesquisa sobre o Dia das Mães contou com a participação de 300 empresários dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular. De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, se a estimativa de crescimento de 5% se concretizar será quebrada uma série de resultados negativos.

“É sempre bom ressaltar que ainda não recuperamos o nosso volume de vendas e que todas as datas comemorativas nos últimos três anos registraram resultados negativos. Por isso os lojistas estão animados e esperam aumento de vendas. Com esse objetivo os comerciantes criaram uma série de estímulos para aumentar as vendas, entre promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos, apostando na segunda data comemorativa mais importante do ano”, explica Aldo.

Gasto médio no Dia das Mães

Os lojistas que participaram do levantamento estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento preferida, seguido de cartão de loja, cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.

De acordo com a pesquisa os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumaria e produtos de beleza, óculos e celulares devem ser os presentes mais vendidos.

A pesquisa do CDLRio e do SindilojasRio também levou pontos sobre a estratégia de vendas. Os lojistas optaram pela promoção, propaganda, facilidade de pagamento, descontos no total das compras, sorteio de brindes, kits promocionais e novos produtos.

Os empresários dos setores de vestuário e calçado, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vão alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodoméstico e eletroeletrônico estão investindo em campanhas publicitárias.

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