A indústria fluminense foi o principal setor contratante do estado do Rio no mês de janeiro.
A indústria fluminense foi o principal setor contratante do estado do Rio no mês de janeiro. Os números, divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), mostram que as Indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública criaram 4.722 postos de trabalho com carteira assinada no período.
A análise usa dados da plataforma Retratos Regionais, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). De acordo com a federação, o destaque vai para a Construção, que registrou seu melhor desempenho na geração de empregos desde setembro de 2022, com a contratação de 3.537 novos trabalhadores em janeiro.
Demais setores industriais também tiveram saldo positivo, com a criação de 1.185 postos de trabalho com carteira assinada. A Firjan também pondera que, apesar de janeiro registrar um volume considerável de demissões sazonais relacionadas à produção para o fim de ano, a indústria teve saldo positivo na geração de emprego.
Além da indústria fluminense, o setor de serviços também apresentou resultado positivo, com saldo de 3.469 contratações. Por outro lado, a Agropecuária (-95) e o Comércio (-6.752) tiveram saldo de demissões. Segundo a Firjan, o movimento é típico para o Comércio nesse período, quando os contratos temporários são encerrados após o período de fim de ano. Considerando o desempenho de todos os setores econômicos, o estado do Rio registrou saldo de 1.344 novas contratações no mês.
Confira as classes econômicas que mais contrataram
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Professor Hélvio Costa As coisas no Brasil não andam bem e a tendência natural…
Por Juedir Teixeira* Nos dias de hoje, a personalização tornou-se uma palavra-chave no varejo. Com…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria Especial de Promoção das…
O presidente reeleito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, tomou posse na útima sexta-feira…
No próximo dia 25 de abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de…
Na última quinta-feira (3), a Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou a quarta eleição plenária…