Uma das mais antigas do país, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu 36 posições no ranking das melhores do mundo, o QS World University Ranking 2023. Ela saltou do 369º lugar para o 333º, permanecendo no posto de melhor federal do Brasil. Além disso, a UFRJ ficou à frente de instituições renomadas como as de Londres, Lisboa, Xangai e Connecticut.
O levantamento de universidades leva em consideração diversos quesitos. No principal deles, reputação acadêmica, a instituição saltou de 141º para 123º lugar. Os outros oito indicadores considerados foram reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de docente por aluno, citações científicas, proporção de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, rede internacional de pesquisa, além de empregabilidade.
O ranking analisou 2.462 instituições e classificou 1.422, das quais 35 são do Brasil, o país latino-americano com mais instituições consideradas no estudo.
Além da UFRJ, ficaram entre as 500 melhores do mundo as universidades de São Paulo (USP), em 115º, a Estadual de Campinas (Unicamp), em 210º, a Federal de São Paulo (Unifesp), 441º, e a Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no 477º lugar.
Segundo a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, parte da melhoria da performance da instituição se deve ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo recém-criado Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID).
“Parabéns a todo o corpo social que luta pelo funcionamento desta Universidade, que luta por uma universidade de qualidade! Vamos, cada vez mais, mostrar para a sociedade o nosso valor”, comemorou a reitora.
Entre os objetivos do núcleo está a realização de levantamento de dados para preenchimento dos rankings e sua sistematização.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Universidade de Cambridge e a Universidade Stanford figuram nas três primeiras colocações, respectivamente.
Vagas para curso de línguas na UFRJ
Com preços acessíveis, o CLAC – Cursos de Línguas Abertos à Comunidade – está com vagas abertas para o segundo semestre. A iniciativa é um projeto de extensão da Faculdade de Letras e oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outros, lecionados por graduandos da instituição.
As inscrições para o semestre poderão ser realizadas até 26/6, sendo possíveis a maiores de 16 anos, pelo site do Clac (https://sisclac.letras.ufrj.br/). Os cursos contam com uma Taxa de Semestralidade Única no valor de R$ 440. O início das aulas está previsto para o dia 22/8.