Capital Político
Capital Político
Coluna

Eleição fora de época movimenta Alerj

A coluna Capital Político destaca a grande notícia deste início de fim do ano. O nome

Compartilhe:
29 de janeiro de 2026
Eleição fora de época movimenta Alerj
O governador Cláudio Castro. Crédito: Ascom GOV RJ

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A eleição indireta para o substituto do governador Claudio Castro, que na prática vai governar o estado por 9 meses. Como a eleição é indireta, apenas os 70 deputados estaduais estarão aptos para o voto. A lista de possíveis candidatos muda todo dia, com nomes entrando e saindo. Claudio Castro já adiantou que seu favorito é o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione. O ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, é o preferido da esquerda para assumir a vaga. Mas a lista não para de cresce.


Minirreforma

Antes de deixar o cargo, Cláudio Castro vai fazer uma minirreforma em fevereiro, quando cinco secretários com mandato de deputado estadual entregam suas pastas e retornam à Alerj. São eles: Gustavo Tutuca (PP), secretário de Turismo; Rosangela Gomes (PR), de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Bruno Dauaire (União), de Habitação; Anderson Moraes (PL), de Tecnologia; e Douglas Ruas (PL), de Cidades.


AVC em cartaz

Projeto de lei, de autoria do deputado Daniel Martins (União), em tramitação na Alerj, torna obrigatória a afixação de placas ou cartazes explicativos sobre os sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) em locais públicos e privados de grande circulação. A ideia, segundo o parlamentar, e popularizar as orientações sobre como identificar os principais sinais da doença.


Ocupação de leitos

Tramita na Câmara do Rio o projeto de lei de autoria do vereador Poubel que, segundo ele, vai fortalecer os mecanismos de transparência e fiscalização na ocupação de leitos hospitalares na rede pública do Rio de Janeiro. A iniciativa obriga o município a divulgar em tempo real e com responsabilidade administrativa as unidades de internação disponíveis em hospitais e UPAs sob gestão direta ou indireta da Prefeitura do Rio.


Energia limpa

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a Lei que autoriza a criação da Sociedade de Economia Mista de Energia Limpa do Rio de Janeiro, batizada de Energia Limpa RJ. A proposta é de autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch (PL). O parlamentar destaca que a iniciativa é importante para o desenvolvimento sustentável do setor.


Datena sem audiência fecha com Lula

O apresentador José Luiz Datena, que já pediu demissão da Rede TV, onde permaneceu alguns meses com bom salário, mas sem audiência e patrocinador, se prepara, com equipe e tudo mais, para os programas que comandará na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Lá se dividirá entre a TV Brasil, onde terá um programa semanal de entrevistas e, provavelmente, um diário na Rádio Nacional, com muito conteúdo de política. Quem levou Datena para a EBC foi o presidente Lula: eles são amigos há muito tempo.


Doações nebulosas 1

Um dos advogados de Daniel Vorcaro, Walfrido Warde Júnior, é conhecido por seu bom trânsito no PT e entre os poderosos de Brasília e pelas generosas doações. Em 2022, foi o maior doador individual de campanha que elegeu Guilherme Boulos (Psol-SP), deputado federal, hoje ministro da Secretaria Geral de Lula: um cheque de R$ 200 mil. Também aparece como doador de campanha do petista Paulo Teixeira (SP), hoje ministro do Desenvolvimento Agrário, R$ 50 mil.


Doações nebulosas 21

A operação contra o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e demais suspeitos no mercado financeiro, tirou das manchetes da semana passada uma das mais surpreendentes atitudes do governo Lula. O presidente interrompeu seu silêncio desde o início das manifestações contra o governo do Irã, que reage mantendo seu próprio povo, divulgando nota de solidariedade à ditadura e a seu presidente, submisso aos aiatolás, no momento em que era anunciada a execução de jovens manifestantes.


Novidades na Record

A Record vai voltar a produzir uma temporada do programa “Canta comigo” neste ano. Fará uma edição com cantores jovens, de 8 a 17 anos, e as inscrições já estão abertas na emissora de Edir Macedo. O programa já foi feito no passado por Gugu Liberato (1959-2019) e por Rodrigo Faro, mas ficará a cargo de uma dupla desta vez. O casal Felipe Andreoli (ele apresentou o “Globo Esporte” na Globo durante anos) e Rafa Brites comandará a atração, mais uma, na festa de programas de calouros que infesta as TVs, Deverá ocupar um horário nobre durante a semana. “The Voice Brasil” (SBT) “Estrela da Casa” (Globo) também poderão voltar em abril.

Alcolumbre não tem jeito

Membros da oposição na CPI do INSS prometem recorrer ao Supremo se o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (sempre ele!) não prorrogar a comissão que termina em 28 de março. Querem que a CPI estique por mais 120 dias. A extensão é automática se houver requerimento com número mínimo de assinaturas. Há uma interpretação ainda que Alcolumbre deva ler o pedido de extensão em plenário e ele não se anima com essa hipótese. O pessoal da CPI quer mais tempo para investigar empréstimos consignados de bancos e mirar nas relações entre Antônio Carlos Antunes, o “Careca do INSS” com um dos filhos de Lula.

Drogas exportadas 1

O ministro do TCU Augusto Nardes está impressionado com o aumento do tráfico de drogas via portos brasileiros apesar do país não produzir um só grama de drogas de elevado consumo em todo o mundo como cocaína, por exemplo. A constatação do ministro do TCU decorre de auditoria de governança que ele determinou cujos dados estão sendo consolidados e deverão ser divulgados logo.

Drogas exportadas 2

Nardes diz que “os portos brasileiros servem de base para exportação da América Latina”. Historicamente, as drogas produzidas em países vizinhos entram sem dificuldades por fronteiras desguarnecidas, para serem exportadas. O Brasil é hoje o segundo maior exportador de cocaína do mundo, segundo denúncia de Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

/* */