O governador Cláudio Castro. Crédito: Ascom GOV RJ
Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A eleição indireta para o substituto do governador Claudio Castro, que na prática vai governar o estado por 9 meses. Como a eleição é indireta, apenas os 70 deputados estaduais estarão aptos para o voto. A lista de possíveis candidatos muda todo dia, com nomes entrando e saindo. Claudio Castro já adiantou que seu favorito é o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione. O ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, é o preferido da esquerda para assumir a vaga. Mas a lista não para de cresce.
Antes de deixar o cargo, Cláudio Castro vai fazer uma minirreforma em fevereiro, quando cinco secretários com mandato de deputado estadual entregam suas pastas e retornam à Alerj. São eles: Gustavo Tutuca (PP), secretário de Turismo; Rosangela Gomes (PR), de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Bruno Dauaire (União), de Habitação; Anderson Moraes (PL), de Tecnologia; e Douglas Ruas (PL), de Cidades.
Projeto de lei, de autoria do deputado Daniel Martins (União), em tramitação na Alerj, torna obrigatória a afixação de placas ou cartazes explicativos sobre os sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) em locais públicos e privados de grande circulação. A ideia, segundo o parlamentar, e popularizar as orientações sobre como identificar os principais sinais da doença.
Tramita na Câmara do Rio o projeto de lei de autoria do vereador Poubel que, segundo ele, vai fortalecer os mecanismos de transparência e fiscalização na ocupação de leitos hospitalares na rede pública do Rio de Janeiro. A iniciativa obriga o município a divulgar em tempo real e com responsabilidade administrativa as unidades de internação disponíveis em hospitais e UPAs sob gestão direta ou indireta da Prefeitura do Rio.
O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a Lei que autoriza a criação da Sociedade de Economia Mista de Energia Limpa do Rio de Janeiro, batizada de Energia Limpa RJ. A proposta é de autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch (PL). O parlamentar destaca que a iniciativa é importante para o desenvolvimento sustentável do setor.
O apresentador José Luiz Datena, que já pediu demissão da Rede TV, onde permaneceu alguns meses com bom salário, mas sem audiência e patrocinador, se prepara, com equipe e tudo mais, para os programas que comandará na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Lá se dividirá entre a TV Brasil, onde terá um programa semanal de entrevistas e, provavelmente, um diário na Rádio Nacional, com muito conteúdo de política. Quem levou Datena para a EBC foi o presidente Lula: eles são amigos há muito tempo.
Um dos advogados de Daniel Vorcaro, Walfrido Warde Júnior, é conhecido por seu bom trânsito no PT e entre os poderosos de Brasília e pelas generosas doações. Em 2022, foi o maior doador individual de campanha que elegeu Guilherme Boulos (Psol-SP), deputado federal, hoje ministro da Secretaria Geral de Lula: um cheque de R$ 200 mil. Também aparece como doador de campanha do petista Paulo Teixeira (SP), hoje ministro do Desenvolvimento Agrário, R$ 50 mil.
A operação contra o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e demais suspeitos no mercado financeiro, tirou das manchetes da semana passada uma das mais surpreendentes atitudes do governo Lula. O presidente interrompeu seu silêncio desde o início das manifestações contra o governo do Irã, que reage mantendo seu próprio povo, divulgando nota de solidariedade à ditadura e a seu presidente, submisso aos aiatolás, no momento em que era anunciada a execução de jovens manifestantes.
A Record vai voltar a produzir uma temporada do programa “Canta comigo” neste ano. Fará uma edição com cantores jovens, de 8 a 17 anos, e as inscrições já estão abertas na emissora de Edir Macedo. O programa já foi feito no passado por Gugu Liberato (1959-2019) e por Rodrigo Faro, mas ficará a cargo de uma dupla desta vez. O casal Felipe Andreoli (ele apresentou o “Globo Esporte” na Globo durante anos) e Rafa Brites comandará a atração, mais uma, na festa de programas de calouros que infesta as TVs, Deverá ocupar um horário nobre durante a semana. “The Voice Brasil” (SBT) “Estrela da Casa” (Globo) também poderão voltar em abril.
Membros da oposição na CPI do INSS prometem recorrer ao Supremo se o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (sempre ele!) não prorrogar a comissão que termina em 28 de março. Querem que a CPI estique por mais 120 dias. A extensão é automática se houver requerimento com número mínimo de assinaturas. Há uma interpretação ainda que Alcolumbre deva ler o pedido de extensão em plenário e ele não se anima com essa hipótese. O pessoal da CPI quer mais tempo para investigar empréstimos consignados de bancos e mirar nas relações entre Antônio Carlos Antunes, o “Careca do INSS” com um dos filhos de Lula.
O ministro do TCU Augusto Nardes está impressionado com o aumento do tráfico de drogas via portos brasileiros apesar do país não produzir um só grama de drogas de elevado consumo em todo o mundo como cocaína, por exemplo. A constatação do ministro do TCU decorre de auditoria de governança que ele determinou cujos dados estão sendo consolidados e deverão ser divulgados logo.
Nardes diz que “os portos brasileiros servem de base para exportação da América Latina”. Historicamente, as drogas produzidas em países vizinhos entram sem dificuldades por fronteiras desguarnecidas, para serem exportadas. O Brasil é hoje o segundo maior exportador de cocaína do mundo, segundo denúncia de Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.
A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…
A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…
O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…
“… canta, canta minha gente, que a vida vai melhorar!” Marquei encontro com Martinho à…
Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…