Política
Eleições 2022

Cláudio Castro é reeleito governador do estado do Rio de Janeiro com 58% dos votos

Em resultado surpreendente pelo que mostravam as últimas pesquisas, Cláudio Castro é reeleito governador do estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe:
03 de outubro de 2022
Cláudio Castro é reeleito governador do estado do Rio de Janeiro com 58% dos votos
Cláudio Castro foi reeleito para mais quatro anos de governo. Rafael Campos/Governo do Estado

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), está reeleito para mais quatro anos de mandato. Em um resultado que se mostrou bem diferente do que os institutos de pesquisa Datafolha e Ipec apontaram, Cláudio Castro tinha 58,67% dos votos (4,9M) no fechamento desta matéria, com 99,99% das urnas apuradas. O segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB) se encontrava com 27,38% (2,3M).

Em terceiro lugar ficou o candidato do PDT, Rodrigo Neves, com 8% (672 mil), seguido por Paulo Ganime (NOVO), com 5,32% (446 mil). Os demais candidatos não chegaram a somar 1%. O número de abstenções foi de 22,76% (2,9M), enquanto que votos brancos somaram 5,98% (591 mil) e nulos 9,09% (899 mil).

“Quero agradecer de coração a confiança e a esperança que milhões de fluminenses depositaram hoje no meu nome. Hoje o povo do Rio de Janeiro mostrou, com o seu voto, que aprova o caminho que nós estamos trilhando”

De acordo com a assessoria do governador, o Candidato Marcelo Freixo (PSB), que ficou em segundo lugar na corrida pelo governo do estado, ligou para Cláudio Castro o parabenizando pelo resultado das eleições.

A chegada de Cláudio Castro ao poder

Com o afastamento do então governador Wilson Witzel em agosto de 2020, Cláudio Castro assumiu interinamente o governo do estado do Rio de Janeiro. Após o impeachment de Witzel, ele assumiu o governo definitivamente, em 1º de maio de 2021.

O atual governador votou neste domingo (2) na Escola Municipal Golda Meir, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele foi acompanhado de seus filhos João Pedro e Maria Eduarda, a mulher Analine Castro, assessores e o vice Thiago Pampolha (União). Ainda na entrada, Castro foi recebido com gritos de “mito” e palmas por parte de apoiadores. Já os eleitores contrários a sua reeleição o vaiaram.

Após a votação, ele fez uma análise de seu governo e ressaltou que as contas do Estado estão em dia, que há empregos sendo gerados e polifônicas sociais sendo retomadas. “Não tenho dúvidas de que a população me abraçou. Hoje será um grande dia, dia da democracia. Demonstramos que conseguimos fazer pelo rio e vamos continuar cuidando das pessoas. Erros sempre vão acontecer, mas esse é um governo do diálogo”, afirmou.

Confira os números finais da votação para o governo do estado no Rio de Janeiro:

Cláudio Castro (PL) (Reeleito) – 58,67%
Marcelo Freixo (PSB) – 27,38%
Rodrigo Neves (PDT) – 8%
Paulo Ganime (NOVO) – 5,32%
Juliete (UP) – 0,33%
Cyro Garcia (PSTU) – 0,15%
Eduardo Serra (PCB) – 0,13%