Passe livre para a democracia. Veja as cidades que terão ônibus de graça neste domingo

Depois do Rio de Janeiro e Niterói, os eleitores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também terão passe livre nos ônibus municipais neste domingo (2), dia da votação das eleições gerais. O prefeito da Cidade Imperial, Rubens Bomtempo, assinou o decreto com a determinação na sexta-feira (30).

Além da gratuidade nos ônibus, a medida também prevê que neste domingo a frota de veículos em circulação seja a mesma que opera aos sábados e dias de semana. O anúncio foi feito pelo próprio Bomtempo ao lado do presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Fernando Badia, e do procurador do município, Miguel Barreto.

Passe livre na capital e em Niterói

Os eleitores cariocas também poderão embarcar de graça nos ônibus e BRTs para votar neste domingo. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Twitter. O transporte será gratuito entre 6h e 20h para qualquer cidadão, sem a necessidade de apresentação de qualquer documento.

“Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6hs e 20hs, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos”, informou Paes pela rede social.

A vizinha Niterói também terá transporte gratuito no domingo, informou o prefeito Axel Grael (PDT) na última quinta-feira (29). Segundo a Prefeitura, a suspensão da cobrança de tarifa ocorrerá entre 0h e 23h59 do dia 2. A medida também valerá em caso de segundo turno. Assim como no Rio, não será necessário mostrar o título de eleitor para usufruir da gratuidade.

“No próximo domingo, o transporte por ônibus municipais em Niterói não será cobrado. Não será preciso mostrar o título de eleitor. Esse é o momento de exercer a democracia através do voto”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O decreto prevê ainda que todo o Serviço de Transporte Público Urbano de Niterói deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis, para atender ao fluxo extraordinário de pessoas em trânsito para as suas respectivas zonas eleitorais.

Além do passe livre, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que as prefeituras garantam as frotas em níveis normais. O ministro Luís Roberto Barroso também recomendou que as cidades com condições de oferecer transporte gratuito suspendam a cobrança de passagem. Barroso ainda destacou que não há razão para que municípios que, nas últimas eleições, já ofereciam o transporte gratuito interrompam a prática.

Posts Recentes

A Importância da Sustentabilidade nos Negócios: Um Caminho para o Sucesso Coletivo

Por Juedir Teixeira* Nos dias de hoje, a sustentabilidade é uma palavra que ressoa com…

2 horas atrás

Petrópolis e Niterói se destacam em estudo nacional sobre perdas de água

As cidades de Petrópolis e Niterói, atendidas pelas concessionárias Águas do Imperador e Águas de…

2 horas atrás

Alunos surdos transformam bitucas em arte sustentável

A Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, promoveu uma oficina que…

2 horas atrás

A Diva, o marshmallow da Sylvia, a praia do Anel e madame Butterfly

Eu sentei na cadeira da frisa do Teatro Municipal com plena consciência do privilégio que…

3 horas atrás

FlaMaster sai do estado e conquista uma vitória e um empate

Por Marcos Vinicius Cabral Uma vitória e um empate marcaram a estreia do novo nome…

16 horas atrás

Alerj revoga prisão do presidente Rodrigo Bacellar

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (8), revogar a prisão…

18 horas atrás