A suspensão da cobrança de tarifa em Niterói ocorrerá entre 0h e 23h59 do dia 2.
Depois do Rio de Janeiro e Niterói, os eleitores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também terão passe livre nos ônibus municipais neste domingo (2), dia da votação das eleições gerais. O prefeito da Cidade Imperial, Rubens Bomtempo, assinou o decreto com a determinação na sexta-feira (30).
Além da gratuidade nos ônibus, a medida também prevê que neste domingo a frota de veículos em circulação seja a mesma que opera aos sábados e dias de semana. O anúncio foi feito pelo próprio Bomtempo ao lado do presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Fernando Badia, e do procurador do município, Miguel Barreto.
Os eleitores cariocas também poderão embarcar de graça nos ônibus e BRTs para votar neste domingo. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Twitter. O transporte será gratuito entre 6h e 20h para qualquer cidadão, sem a necessidade de apresentação de qualquer documento.
“Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6hs e 20hs, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos”, informou Paes pela rede social.
A vizinha Niterói também terá transporte gratuito no domingo, informou o prefeito Axel Grael (PDT) na última quinta-feira (29). Segundo a Prefeitura, a suspensão da cobrança de tarifa ocorrerá entre 0h e 23h59 do dia 2. A medida também valerá em caso de segundo turno. Assim como no Rio, não será necessário mostrar o título de eleitor para usufruir da gratuidade.
“No próximo domingo, o transporte por ônibus municipais em Niterói não será cobrado. Não será preciso mostrar o título de eleitor. Esse é o momento de exercer a democracia através do voto”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
O decreto prevê ainda que todo o Serviço de Transporte Público Urbano de Niterói deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis, para atender ao fluxo extraordinário de pessoas em trânsito para as suas respectivas zonas eleitorais.
Além do passe livre, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que as prefeituras garantam as frotas em níveis normais. O ministro Luís Roberto Barroso também recomendou que as cidades com condições de oferecer transporte gratuito suspendam a cobrança de passagem. Barroso ainda destacou que não há razão para que municípios que, nas últimas eleições, já ofereciam o transporte gratuito interrompam a prática.
Por Juedir Teixeira* Nos dias de hoje, a sustentabilidade é uma palavra que ressoa com…
As cidades de Petrópolis e Niterói, atendidas pelas concessionárias Águas do Imperador e Águas de…
A Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, promoveu uma oficina que…
Eu sentei na cadeira da frisa do Teatro Municipal com plena consciência do privilégio que…
Por Marcos Vinicius Cabral Uma vitória e um empate marcaram a estreia do novo nome…
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (8), revogar a prisão…