Passe livre para a democracia. Veja as cidades que terão ônibus de graça neste domingo

Depois do Rio de Janeiro e Niterói, os eleitores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também terão passe livre nos ônibus municipais neste domingo (2), dia da votação das eleições gerais. O prefeito da Cidade Imperial, Rubens Bomtempo, assinou o decreto com a determinação na sexta-feira (30).

Além da gratuidade nos ônibus, a medida também prevê que neste domingo a frota de veículos em circulação seja a mesma que opera aos sábados e dias de semana. O anúncio foi feito pelo próprio Bomtempo ao lado do presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Fernando Badia, e do procurador do município, Miguel Barreto.

Passe livre na capital e em Niterói

Os eleitores cariocas também poderão embarcar de graça nos ônibus e BRTs para votar neste domingo. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Twitter. O transporte será gratuito entre 6h e 20h para qualquer cidadão, sem a necessidade de apresentação de qualquer documento.

“Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6hs e 20hs, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos”, informou Paes pela rede social.

A vizinha Niterói também terá transporte gratuito no domingo, informou o prefeito Axel Grael (PDT) na última quinta-feira (29). Segundo a Prefeitura, a suspensão da cobrança de tarifa ocorrerá entre 0h e 23h59 do dia 2. A medida também valerá em caso de segundo turno. Assim como no Rio, não será necessário mostrar o título de eleitor para usufruir da gratuidade.

“No próximo domingo, o transporte por ônibus municipais em Niterói não será cobrado. Não será preciso mostrar o título de eleitor. Esse é o momento de exercer a democracia através do voto”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O decreto prevê ainda que todo o Serviço de Transporte Público Urbano de Niterói deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis, para atender ao fluxo extraordinário de pessoas em trânsito para as suas respectivas zonas eleitorais.

Além do passe livre, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que as prefeituras garantam as frotas em níveis normais. O ministro Luís Roberto Barroso também recomendou que as cidades com condições de oferecer transporte gratuito suspendam a cobrança de passagem. Barroso ainda destacou que não há razão para que municípios que, nas últimas eleições, já ofereciam o transporte gratuito interrompam a prática.

Posts Recentes

Eleições 2024: tire suas dúvidas para o pleito deste domingo

Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições…

8 horas atrás

Giro pelos bares e restaurantes – 04/10

Primavera refinada em Búzios Para a primavera, a Chef Victoria Teles, no comando do restaurante…

23 horas atrás

Assembleia Geral da ACRJ aprova relatório financeiro

A Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) aprovou as demonstrações…

1 dia atrás

Via Dutra: PRF reforça efetivo para Festa da Padroeira

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

1 dia atrás

14º SIMPER apresenta inovações para arquitetos e engenheiros

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…

1 dia atrás

Rede municipal de SJB realiza renovação de matrículas

O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…

1 dia atrás