Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições municipais. Ao todo, 13.033.929 eleitores estão aptos a participar do processo eleitoral, que ocorre das 8h às 17h. A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro divulgou orientações para que o processo eleitoral ocorra de maneira eficiente.
Os eleitores devem verificar seu local de votação, que pode ter sido alterado. Essa consulta pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), através do aplicativo e-Título ou pelo Disque TRE-RJ, no número (21) 3436-9000. O serviço estará disponível das 10h às 16h no sábado (5) e das 7h às 17h no domingo (6).
Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma “colinha” com os números dos candidatos anotados em papel, para evitar erros na votação. O uso de celulares ou dispositivos eletrônicos dentro da cabine é proibido. Os números devem ser organizados na sequência de votação: vereador, com cinco dígitos, seguido do prefeito, com dois dígitos.
Os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto, como identidade, passaporte ou carteira de habilitação. O título de eleitor não é obrigatório, mas pode facilitar a identificação da seção eleitoral. Para aqueles que preferem a versão digital, o aplicativo e-Título está disponível nas plataformas Google Play e App Store, com a ressalva de que sua emissão é possível apenas até 5 de outubro.
No dia das eleições, o transporte público será gratuito em todo o Estado, abrangendo ônibus, trens, metrô, barcas, BRT e VLT. A medida visa garantir que todos os eleitores possam exercer o direito de voto, independentemente de sua localização ou condição econômica. A gratuidade também será aplicada no segundo turno, caso ocorra em 27 de outubro.
No dia da votação, é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa, como adesivos, bandeiras e broches. Qualquer tipo de propaganda em grupo, comícios ou boca de urna é proibido. Eleitores fora de seu domicílio eleitoral podem justificar a ausência por meio do e-Título ou em uma seção fora do município onde estão registrados. A justificativa pode ser feita até 60 dias após o pleito, sem a imposição de multas.
Mais de 1,8 milhão de eleitores que não possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderão ser identificados por meio de dados do Detran-RJ, através de uma parceria entre os órgãos. A apuração dos resultados poderá ser acompanhada pelo site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disponibiliza um link para consulta dos resultados.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…