O Tribunal Superior Eleitoral alerta a população sobre a circulação de notícias falsas nessa última semana antes do primeiro turno das eleições de 2022. Para coibir as fake news, o Tribunal dispõe de um canal de denúncia online que pode ser usado por qualquer cidadão para realização de denúncias a respeito de conteúdo falso.
O canal pode ser acessado por meio do site do TSE. Através do canal, o cidadão consegue indicar ao Tribunal conteúdos nas redes sociais e em plataformas de mensagem de caráter desinformador quanto ao pleito. O TSE é responsável por coletar os alertas e repassar para as devidas plataformas, que são parceiras do sistema.
Fake news desinforma
No site, o eleitor pode denunciar casos de desinformação sobre candidatos ou partidos, incluindo propaganda irregular e pesquisas manipuladas, além de casos de discursos de ódio e fake news sobre urnas eletrônicas ou contagem de votos.
Além disso, também é possível denunciar casos de violência contra servidores, funcionários ou contra o patrimônio da Justiça Eleitoral, além de casos de disparos em massa para o Whatsapp.